Odisseia e TV Zimbo em projecto de 300 mil euros

Odisseia e TV Zimbo em projecto de 300 mil euros

O canal Odisseia e a angolana TV Zimbo juntaram-se para o projecto “Odisseias, Sul e Norte”, uma série de 12 documentários que dão a conhecer cientistas, políticos, voluntários, empresários ou cidadãos anónimos que “têm em comum projectos com vista a melhorar a sociedade em áreas como o ambiente, educação, sustentabilidade, cultura ou saúde”.

Num investimento superior a 300 mil euros e que representa a aposta mais ambiciosa do Odisseia para este ano, esta co-produção entre Portugal, Espanha e Angola tem estreia marcada para o dia 4 de Dezembro.

Ao Briefing, Roberto Blatt, director do canal Odisseia, refere que “esta é a aposta mais ambiciosa do Odisseia para este ano” e que “esta foi a primeira co-produção importante entre Portugal, Espanha e Angola realizada por televisões comerciais, com vocação de serviço público”.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado desta aposta e, por isso, totalmente receptivos a novas parcerias com televisões públicas e privadas no território lusófono”, refere o director quando questionado se são esperadas mais parcerias para o mercado lusófono.

Ao nível de projectos nacionais, o “Odisseias, Sul e Norte” vai destacar o trabalho de investigação na área de células estaminais desenvolvido pelo investigador da Universidade do Minho, Rui Reis, e o projecto de musicoterapia, trabalhado pela ex-ministra da Saúde Ana Jorge.

Ao nível internacional, esperam-se algumas visitas a Angola, Moçambique, Equador e Espanha onde serão mostrados “casos marcantes, do ponto de vista humano”, contados na primeira pessoa, como é o caso do combate à malária desenvolvido por Pascoal Mocumbi ou a divulgação de cuidados de saúde e a sensibilização no combate à sida por Feliciano dos Santos.

Para Roberto Blatt, “a crise reforça tanto os instintos egoístas como os solidários e nesta produção, tentamos reforçar estes últimos”. “Do ponto de vista humano, esta série reúne projectos notáveis que não deixam ninguém indiferente”, conta o director do Odisseia.

Para 2012, o objectivo do Odisseia é atingir a liderança, como resultado das apostas que têm vindo a fazer em “conteúdos pensados exclusivamente para o público português, sobretudo desde Março”, altura em que o canal passou a ser independente para Portugal.

Em conclusão, Blatt sublinha que esperam “manter a relação cúmplice” que já conquistaram junto da audiência portuguesa.

Filipe Santa-Bárbara
Fonte: Briefing

Terça-feira, 29 Novembro 2011 11:18


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