No total, são 75 marcos de correio decorados com grafismos da Vista Alegre, dos mais tradicionais aos mais modernos. Existem 33 marcos de correio em Lisboa, 18 no Porto, oito em Coimbra, dois em Viseu, nove em Braga e cinco em Aveiro.
“Damos os parabéns à Vista Alegre, uma empresa que tem uma longa e importante história e que, tal como os CTT, se soube reinventar ao longo do tempo”, diz o CEO dos CTT, João Bento. “Numa era de ‘desmaterialização’, os CTT e a Vista Alegre são a prova de que é possível evoluir e transformar sem deixar de honrar o passado. É, por isso, com grande satisfação que nos aliamos a esta iniciativa de comemoração dos 200 anos desta empresa, que, tal como os CTT, está tão presente na vida e na memória das pessoas”, acrescenta.
Segundo o administrador da Vista Alegre, Nuno Barra, esta parceria reforça a ideia de que existe uma “linha contínua entre passado, presente e futuro”. “Com esta ação e a decoração dos marcos de correio com imagens modernas da Vista Alegre, queremos dizer que há tradições que vale a pena manter, enquadrando-as na realidade do nosso tempo”, afirma.
A homenagem ao bicentenário da insígnia iniciou-se em fevereiro com o lançamento de uma emissão filatélica comemorativa composta por quatro selos, e ainda por um bloco filatélico com um selo. Os CTT participarão nestas celebrações ao longo dos próximos meses, não só com os marcos de correio, mas também com outras ações que serão comunicadas em breve. A complementar estes momentos, as duas empresas irão ainda realizar várias ativações nas redes sociais.
Simão Raposo