Os pequenos detalhes contam

“Simply clever” é o slogan da Škoda e a marca lançou, em Portugal, um concurso de fotografia para dar a conhecer este “claim”. A ideia foi convidar todos os amantes de fotografia a estarem atentos aos pequenos detalhes que facilitam o dia-a-dia. Uma forma de reforçar o slogan “onde o objetivo era o de dar destaque a detalhes inteligentes, característicos dos nossos modelos”, diz ao Briefing o diretor de marketing da marca da Skoda Portugal, António Caiado.

Briefing | Quais são os principais eixos estratégicos da Škoda em Portugal?
António Caiado | Em Portugal a Škoda tem uma estratégia alinhada com o fabricante e que tem por objetivo o crescimento das vendas e quota de mercado, sustentado numa forte ofensiva de lançamento de produto com uma nova linha de design em simultâneo com a renovação da sua Imagem Corporativa. Em Portugal esta estratégia tem vindo a ser implementada com a renovação da oferta dos modelos Škoda. Em dezembro de 2012 com o lançamento do citadino Citigo, a que se seguiram as restantes gamas: Rapid, Ocatvia, Superb e Rapid Spaceback em 2013, Yeti este ano, e terminará no inicio de 2015 com a renovação da gama Fabia. A nossa estratégia passa também pela melhoria na notoriedade da marca para colocar cada vez mais a Škoda no “Top of Mind” dos Clientes.

Briefing | Que ações concretas são as que têm sido feitas, em Portugal, para dar a conhecer o slogan da marca: “simply clever”?
AC | Um exemplo concreto de uma ação que esteve recentemente em curso e que pretende reforçar o slogan da ŠKODA, Simply Clever, foi o concurso de fotografia „SNAP IT by ŠKODA”.
Em linha com a estratégia de renovação da imagem Škoda e reforçando o posicionamento da marca na preocupação com as pessoas e utilização prática e inteligente enquanto utilizadores dos seus a modelos, o objetivo deste prémio foi convidar todos os amantes de fotografia a estarem atentos aos pequenos detalhes que facilitam o dia-a-dia. Este prémio de fotografia veio reforçar o slogan da ŠKODA, Simply Clever, onde o objetivo era o de dar destaque a detalhes inteligentes, característicos dos nossos modelos. Também, de uma forma continuada, disponibilizamos na internet, vídeos que ilustram a aplicação concreta do conceito Simply Clever fazendo o paralelismo entre a funcionalidade concreta nos nossos produtos e situações com humor em que esse mesmo princípio é aplicado.

Briefing | Que abordagem é que a marca tem às redes sociais e ao mobile?
AC | Também seguindo as normas da marca a presença nas redes sociais visa a comunicação e partilha de temas relacionados com a história, atividade e valores da Škoda valorizando o engagement com os fans da Facebook. Quanto ao mobile tem vindo a ganhar peso na comunicação da marca, acompanhado o seu crescimento e a relevância deste canal. Também nesta área desenvolvemos uma aplicação para os nossos clientes – Škoda Link – que lhes permite um contacto permanente com a marca, disponibilizando diversas funcionalidades que facilitam e simplificam a relação e utilização dos serviços da marca.

Briefing | Que importância é que atribui aos suportes tradicionais para divulgação da sua mensagem (televisão, imprensa, rádio)?
AC | Os suportes tradicionais, apesar do aparecimento de cada vez mais alternativas nomeadamente no digital, continuam a desempenhar um importante papel em termos de cobertura da comunicação e notoriedade da marca.

Briefing | A Skoda já alguma vez escolheu Portugal para lançar um modelo ou realizar algum evento de dimensão global?
AC | Sim, Portugal tem sido um dos principais destinos de eleição da marca para a realização de eventos a nível internacional, nomeadamente no lançamento de novos modelos. Em 2000 a Škoda apresentou em Portugal a 1ªgeração do Fabia e em 2007 a 2ª geração deste mesmo modelo. Em 2008 o Škoda Superb foi apresentado em Lisboa, assim como o Škoda Citigo em 2012. No inico de 2013 a gama Octavia foi apresentada em Faro e há fortes probabilidades para que o nosso país seja escolhido para a apresentação internacional da nova gama Fabia no final deste ano.

hs@briefing.pt

Sexta-feira, 20 Junho 2014 10:51


PUB