Os smartphones (ainda) são os aparelhos mais vendidos

O Mercado de Produtos Tecnológicos em Portugal (TCG) mantém a tendência positiva no primeiro trimestre do ano, registando um crescimento de 3%, diz o estudo GfK TEMAX. O setor das Telecomunicações foi o principal responsável pela subida, registando uma faturação de 195 milhões de euros, proporcionada pela venda de smartphones.

Segundo o relatório, a venda de smartphones aumentou em 27% relativamente ao período homólogo do ano anterior. No entanto, os phablet registaram uma quebra de 8% comparativamente ao primeiro trimestre de 2014.

No âmbito da eletrónica de consumo, a GfK verificou que os produtos de Loudspeakers e Action Cams são os únicos segmentos a apresentar tendências positivas, na ordem dos dois dígitos. As Action Cams venderam no 1.º trimestre de 2015 mais do dobro face ao mesmo período do ano passado e as Soundbars representam já 60% do total de vendas de colunas de som.

Quanto à área da fotografia, continua a registar-se uma descida na faturação. As máquinas compactas com lentes intermutáveis (compact system cams) são a exceção, com crescimentos na ordem dos dois dígitos e uma média de preço de 428 euros.

Já setor da Informática caiu 12% em valor neste trimestre relativamente ao seu período homólogo. A contribuir com uma tendência de 3% em valor, os PC portáteis são o produto com melhor performance deste mercado. Por outro lado, os tablets registaram uma queda de 30%.

fibra@briefing.pt 

Quinta-feira, 28 Maio 2015 11:47


PUB