Outlook Briefing: adiamento e pressão

Outlook Briefing: adiamento e pressão

Manuel Falcão, diretor-geral da agência de meios Nova Expressão, responde à pergunta do Briefing: que expectativas é que tem para o segundo semestre de 2012?

“No quadro anual descrever as expectativas para o segundo semestre deste ano no mercado publicitário, assemelha-se a olhar para uma bola de cristal sem ter poderes de adivinho. Aquilo a que se assiste actualmente é um misto de adiamento de decisões com uma pressão ainda maior nos preços. Eu diria que o problema maior com que esta área de actividade se defronta é uma destruição de valor em todo o sector.

A crise económica colocou toda a pressão na questão do preço, subalternizando a eficácia. Esta tendência vai ter consequências nefastas a médio prazo e vai prolongar a retracção do mercado quando algumas marcas constatarem que não alcançam os resultados pretendidos apesar de terem feito aquilo que acham serem grandes negociações na compra de espaço. A situação tem traços semelhantes com a política de austeridade. Retirar dinheiro do circuito deteriora a qualidade dos produtos.

Da mesma forma que a colecta fiscal é menor a nível do Estado quando se aperta a bolsa, no mercado a comunicação é pior quando o contacto com os consumidores se deteriora porque os conteúdos, suportados pelo investimento publicitário, se começam a ressentir da redução dos preços.

O maior desafio que se coloca às agências de meios é serem capazes de mostrar o valor da sua capacidade técnica e garantir os melhores pontos de contacto e o melhor retorno aos investimento dos anunciantes”.

Manuel Falcão

Fonte: Briefing

Quarta-feira, 04 Julho 2012 20:44


PUB