O futebolista Futre foi a personalidade escolhida pelos responsáveis do Licor Beirão para ser o rosto da nova campanha da marca, “prometendo mais uma vez surpreender os Portugueses pela sua irreverência e sentido de humor”, conta a Uzina em comunicado.
A campanha, que teve início esta semana, tira partido da ocorrência de eleições legislativas antecipadas e coloca Futre na pele de candidato a Primeiro-ministro, divulgando as suas ideias para vencer a crise.
Os diferentes suportes incluirão TV, Imprensa, Outdoors, Cartazes, Multibanco e Redes Sociais, simulando o lay-out habitual da comunicação de marketing político e incluindo entre várias outras promessas como “Um Governo com 19 + 1, 19 amigos e 1 para trabalhar“ ou “Um diploma de Engenheiro para cada cidadão“ (ver imagens anexas).
Complementarmente, na rede social facebook será lançado um concurso para atribuição de um Porsche amarelo a quem contribuir com “A melhor ideia à Futre para vencer a crise”. Enquanto durar o concurso, o mesmo Porsche amarelo irá percorrer as ruas de diversas cidades incluindo uma figura recortada de Futre no tejadilho.
Esta campanha é apenas a mais recente de uma longa história de irreverência da marca Licor Beirão iniciada com o seu fundador, José Carranca Redondo. Já durante o período do Estado Novo, Carranca Redondo lançou cartazes com o slogan “O Beirão de quem todos gostam”, deixando implícita a mensagem de que Salazar não era amado por todos. Anos depois, cartazes incluindo a figura de uma cheerleader seriam retirados por suposta “indecência”.
Para o neto do fundador e actual responsável de marketing da marca, Daniel Redondo: “O Licor Beirão é uma bebida portuguesa com séculos de história e esta campanha assenta também numa característica muito nossa e comprovada ao longo de gerações: A capacidade que temos para fazer humor nas alturas mais difíceis, como forma de nos ajudar a enfrentar os nossos desafios”.
Fonte: Uzina da Publicidade