O vice-presidente da rede social Facebook para a área de publicidade e operações globais, David Fischer, comenta: “No livro ‘2016 Beyond the Horizon’, a PHD leva-nos através de uma fascinante e detalhada retrospectiva sob a forma como a tecnologia nos aproximou, apesar de a geografia nos ter tornado mais distantes. A PHD explica como uma abordagem social à tecnologia vai alterar drasticamente os modelos instituídos, seja ao nível do governo, dos jogos, dos media ou do marketing. O futuro antevisto pela PHD é um lugar onde a tecnologia nos permite uma ligação aos nossos amigos, aproveitando o conhecimento colectivo para tomar decisões melhores. É um futuro de ligação, em rede e, apesar de incerto, certamente melhor”.
No livro é explorada a evolução em áreas como televisões conectadas, realidade aumentada markerless, reconhecimento de voz melhorado, Natural User Interface (NUI) e Near Field Communication (NFC), assim como o modo de como os social media alteram a física do marketing actualmente vigente.
O livro considera ainda que com uma em cada duas pessoas no mundo desenvolvido ligado a uma rede social, há actualmente 1,2 mil milhões de proprietários independentes de media todos ligados entre si. Deste modo, sendo as recomendações dos pares consideradas mais fiáveis do que qualquer forma de publicidade – e uma vez que as redes sociais ultrapassam as suas próprias fronteiras, afectam toda a rede, deixando uma pegada no mapa social -, os mesmos proprietários são considerados influentes.
É com este cenário que se pode afirmar que está a ser produzida uma mudança completa no modo como a sociedade funciona, sendo toda essa actividade crescentemente móvel.
No livro, constam ainda opiniões de diversos líderes da indústria, veiculadas em filme via mobile com a utilização da tecnologia de realidade aumentada Zappar. De entre eles constam nomes como Sir John Hegarty da BBH, o chief marketing officer da Diageo Andy Fennell e o vice-presidente para a inovação global em media da Unilever Babs Rangaiah.
Da autoria, principalmente, do director mundial de estratégia e de planeamento da PHD, Mark Holden, conjuntamente com vários co-autores, executivos da PHD, o livro vai estar disponível para compra na Amazon, a partir de hoje, por um custo de cerca de 18,30 euros, revertendo todos os rendimentos para a Unicef.
Fonte: LPM