O projecto, que decorre pela primeira vez no ano lectivo 2011/2012, pretende sensibilizar os alunos, professores e a comunidade escolar no seu todo para a importância da recolha selectiva de pilhas e baterias usadas.
Para as escolas que tiverem interessadas em participar na campanha, basta inscreverem-se no site criado para o evento. Ao participar, as instituições de ensino vêem o seu esforço e empenho reconhecidos pela atribuição de pontos, de acordo com a quantidade de pilhas e baterias entregues à Ecopilhas, as quais podem ser trocadas por material destinado a actividades escolares.
A Ecopilhas criou ainda dois prémios especiais, para distinguir as escolas que mais pilhas e baterias recolham durante a campanha: o “Prémio de Recolha Per Capita” e o “Prémio de Recolha Absoluta”.
O “Prémio de Recolha Per Capita” será atribuído às três escolas que conseguirem recolher mais baterias e pilhas por aluno, a nível nacional. Já o “Prémio de Recolha Absoluta” será atribuído às três instituições de ensino que recolham mais pilhas e baterias a nível nacional.
Eurico Cordeiro, director-geral da Ecopilhas, refere: “É reconhecido que crianças e jovens são formadores por excelência, conseguindo contribuir
positivamente para a alteração de atitudes e comportamentos dos mais velhos e por isso, estamos convictos que a iniciativa ‘Pilhão vai à escola’ será percepcionada pelos professores e por toda a comunidade escolar, como uma mais-valia na adopção de boas práticas ambientais, nomeadamente na separação selectiva de pilhas e baterias usadas”.
Fonte: GCI