O estudo partiu de uma simples questão – “Que anúncios recorda ter visto publicitados, recentemente? – feita ao longo do ano a consumidores entre os 8 e os 64 anos. E depois das marcas de grande distribuição, posicionou-se a Meo.
Os lugares seguintes foram garantidos pelos operadores de serviços de telemóveis: primeiro a Optimus, em quarto, e depois a Vodafone e a TMN, empatadas no quinto.
O Pingo Doce repetiu assim a liderança obtida em 2010, mas o Continente e a Meo trocaram de posição. A maior subida pertenceu à Optimus, do décimo para o quarto lugar.
Por meses, o índice de recordação publicitária da Publivaga mostra que o Pingo Doce foi líder de janeiro a março e em agosto. Já o Continente esteve à frente em abril, mês em que cedeu a liderança à Meo, que assim se manteve até julho, voltando em setembro e outubro e ainda em dezembro. Em novembro, foi a Optimus que ocupou o topo.
Numa caracterização dos consumidores que elegeram o Pingo Doce, verificou-se que a marca é primeira entre a maioria dos estratos sociodemográficos. Mas a Meo é preferida pelos homens. E o Continente pelos consumidores dos 55 aos 64 anos, pelos residentes no Grande Porto e ainda pelas classes média baixa e baixa.
Fonte: Marktest