Briefing | O que diferencia a Research & Design no panorama das agências digitais em Portugal?
Frederico Carvalho | Estou certo que a vantagem competitiva da Research & Design reside nas pessoas, na sua vertente humana e especialização técnica. A visão da Research & Design está assente na inovação, na capacidade de acompanhar as tendências e propor soluções de grande qualidade, de forma diferenciadora, ajustadas a cada cliente.
Uma outra particularidade importante consiste no facto de estarmos integrados numa multinacional de origem portuguesa, o Grupo ActualSales, criado em 2006, presente em cinco países e com várias unidades de negócio especializadas em diversas áreas do mercado digital. O know-how interno e a experiência dos 84 profissionais do grupo, para responder às necessidades dos clientes, são fatores que, aliados a uma cultura de resultados e princípios éticos, representam seguramente um valor acrescentado.
Acompanhamos desde o início várias marcas de sectores específicos, como Banca, Finanças e Seguros, conferindo um know-how interno importante. A relação de proximidade com os clientes e a rapidez de resposta dos nossos gestores de conta, em soluções e otimização de resultados, constituem a essência da fidelização do cliente e o trabalho contínuo com médias e grandes contas.
Briefing | Porquê o conceito de top class design? Como se traduz nas soluções propostas?
FC | Levamos a escolha dos melhores profissionais face às suas qualificações técnicas e pessoais com rigor e grande exigência. Essas qualidades evidenciam-se no portefólio da Research & Design, privilegiando o melhor design com a melhor funcionalidade. Adicionalmente, o foco nas pessoas face às suas características humanas e a inclusão de processos, metodologias de trabalho e formação ajudam na forma como são alcançados projetos de maior dimensão.
Atualmente estamos muito direcionados em propor soluções técnicas ao nível do Responsive Webdesign (tecnologia que permite que um site se adapte automaticamente ao visor do dispositivo de acesso) cuja vantagem direta será captar os utilizadores que, via mobile, têm uma experiência otimizada.
Briefing | Que mais-valias oferece para as empresas com quem trabalha?
FC | As empresas que trabalham com a Research & Design sabem que têm um atendimento e know-how especializado em Estratégia Digital, Responsive WebDesign, Aplicações Mobile e Aplicações para Facebook, o que leva, de forma natural, à recomendação da agência e a novos trabalhos que continuam a valorizar o compromisso de fazermos o melhor, face às características diferenciadoras de cada marca e seus interlocutores.
Briefing | Como foi construída a carteira de clientes, que, como disse, integra médias e grandes contas?
FC | Queremos ter uma transação cooperativa/de longo prazo articulando a satisfação do cliente, para gerarmos vendas e não pela imposição de produtos, mas pela valorização do serviço com foco em resultados. O passa-palavra, sedimentado na confiança, foi essencial no crescimento da Research & Design, e na faturação equilibrada de 700 mil euros dos últimos anos.
Os profissionais em que a agência tem apostado no seu percurso afirmativo contribuíram para que, desde 2009, esta estratégia de notoriedade esteja interligada com trabalhos de elevada qualidade e com os objetivos de cada marca que trabalhamos.
Briefing | A R&D já nasceu em contexto de crise. Como gere o impacto da crise nos serviços que presta?
FC | O ambiente de crise que se faz sentir, em particular no poder de compra dos consumidores, limita, como é natural, o negócio de muitos clientes. Para a Research & Design, esta é uma oportunidade para o desenvolvimento de performances criativas e potenciar o know-how especializado, oferecendo assim soluções diversificadas, reconhecendo a importância dos 5,4 milhões de portugueses com acesso à internet.
O Marketing Digital oferece a possibilidade de comunicação direta com o público-alvo, agilizando as ferramentas de comunicação das empresas com os consumidores, já que se materializa em resultados mensuráveis e em tempo real.
Briefing | Apesar de recente, já se internacionalizou: o que ditou a escolha dos primeiros mercados?
FC| A Research & Design procura oferecer uma solução criativa, original, de elevado nível qualitativo, com conhecimento técnico e alto potencial de crescimento e inovação para os clientes a quem prestamos serviços.
A presença em diferentes mercados reconcilia e tira partido das diferenças operacionais, semelhanças e oportunidades, a nível mundial, tendo em vista alcançar objetivos comuns.
Mercados de rápido crescimento económico, industrial e de modernização oferecem oportunidades para a Research & Design, no Brasil, México, Colômbia e EUA. Por mais que a tecnologia tenha revolucionado as vendas de forma definitiva, o ponto central da credibilização da atividade comercial continua a sustentar-se numa reunião presencial na consistência na imagem de marca e na relação humana que se estabelece.
Briefing | Qual o balanço dessa presença internacional e o que pesa no negócio global da agência?
FC | A eficácia máxima, possibilitada pelo Marketing Digital, gera novas oportunidades e permite usufruir de vantagens estratégicas competitivas. O balanço da presença internacional é bastante positivo, fruto de sinergias constantes, e, estamos convictos de que terá um crescimento continuado.