Portfolio Night. O Adriano propõe um curso prático

O diretor criativo da Burocratik, Adriano Esteves, apresenta um verdadeiro curso prático, em dez passos, para se construir um bom portefólio. Afinal, é isso que está em causa na Portfolio Night, do festival do Clube de Criativos, de que é jurado.

 

Assim, recomenda:

 

“Para quem se está a iniciar:

  1. Seguir estúdios e agências com bons portefólios! Colecionar os trabalhos que sejam verdadeiramente fora de série num Tumblr ou Pinterest. O nosso é o https://marks.burocratik.com/;
  1. Fazer sempre o melhor que conseguires desde cedo, sem desculpas de budget ou cliente. Dar tudo pelo projeto pode significar que estejas a dar mais do que o cliente pagou, mas permite-te fazer bom trabalho e perceber as tuas limitações, que não são mais do que as áreas onde tens de investir logo de seguida;
  1. Quando isso passar a ser modus operandi já estarás a fazer um bom trabalho e, por essa altura, já tens trabalhos de valor para mostrar. No caso contrário, vê o ponto 4;
  1. Inventa o briefing e faz o teu melhor. Não é tempo perdido pois inventar soluções faz parte do dia a dia de um designer.

Para quem já tem bom trabalho:

  1. Escolher apenas os melhores trabalhos que mereçam promoção; estes vão influenciar novos trabalhos que te vão pedir logo de seguida;
  1. Escolher uma plataforma/canal onde se pode exibir/mostrar o trabalho, em vez de investir num site pessoal, o que é sempre mais difícil. Behance, Dribbble, Cargo Collective Collective resolvem isso de formas diferentes, para targets muito distintos. Os dois primeiros são provavelmente o melhor local para um primeiro passo, o Cargo para quem já tem o Behance organizado e precisa de um site mais cuidado sem skills de developer. O Semplice é uma boa solução também: https://www.semplice.com/;
  1. Se não tens jeito para escrever deixa as fotos falar, fotos estas que têm de ser naturalmente irrepreensíveis. Se tens jeito, conta a melhor história sobre o problema e solução encontrada. Mockups são sempre um recurso possível, mas não deixes que dominem o teu folio. Websites devem ser apresentados com interatividade, screen recordings do flow/storytelling e transições é um bom início, after effects que integre estes screens é o passo seguinte. Tudo para capturar a atenção da forma mais eficiente.
  1. Para cada trabalho faz o melhor thumbnail/composição possível, testa vários modelos até perceberes como valorizar cada trabalho da melhor forma. Muitas das vezes será este elemento que significa o click ou no-click e a diferença entre visibilidade e obscuridade. Faz várias opções e pensa em qual clicarias;
  1. Com o tempo vais percebendo o impacto que alguns trabalhos têm no Behance/Dribbble e, com isso, direcionar futuros updates;
  1. Ganhar visibilidade submetendo “o” melhor trabalho a prémios relevantes.”

briefing@briefing.pt

 

Quarta-feira, 08 Maio 2019 11:31


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