À excepção do segundo jogo, potencialmente prejudicado pelo horário de transmissão (17 horas e dia de semana), a audiência média dos jogos tem vindo a crescer, culminando no último e decisivo jogo (Portugal e a Holanda) de apuramento para os quartos de final, com uma audiência média de 36.8%. Note-se que entre os indivíduos que assistiam à televisão naquele período, mais de ¾ estavam sintonizados na TVI.
Ao compreender esta relação próxima dos espetadores com o futebol, em particular com o Campeonato Europeu, também as marcas procuram, cada vez mais, marcar presença neste território. Para se ter uma ideia, estes três jogos concentraram cerca de 3M€ apenas em investimento publicitário. Para além dos patrocinadores da Seleção Nacional e dos parceiros oficiais do UEFA Euro 2012 que, entre si, concentraram cerca de 40% do investimento publicitário durante estes jogos, destaque ainda para as marcas Dove, Zon e Jogo Fifa-Football a marcarem também presença nos três jogos de Portugal e a concentrarem cerca de 12% do investimento total.
Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director)
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Fonte: OMG Consulting / MMW (base GFK) |