No ranking das cidades, Lisboa destaca-se com um segundo lugar mundial e europeu, o que corresponde a uma subida de quatro posições desde o ano passado. Cascais também escalou significativamente nesta lista, passando a ocupar a posição 150 mundial (180 em 2018) e 77 a nível europeu (92 em 2018).
Segundo o Turismo de Portugal, “com o objetivo de projetar a imagem do país e criar atratividade ao longo de todo o ano e ao longo de todo o território, a captação de congressos e eventos internacionais tem sido uma prioridade assumida pelo Governo”. O Programa de Captação de Eventos Corporativos e Congressos Internacionais captou, assim, desde 2016, 366 novos congressos para Portugal.
Em 2019, este programa captou 142 eventos e congressos internacionais em todo o país, com um investimento de 1,4 milhões de euros. Dos 90 eventos sinalizados para 2020, e atendendo ao atual contexto, 56 realizar-se-ão entre o último semestre do ano e 1º semestre de 2021.