Esta é uma das conclusões da pesquisa efectuada pelo projecto internacional Obitel, que analisa a produção, exibição, consumo, comercialização e propostas temáticas da ficção realizada em Portugal, Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguaia, Venezuela e Estados Unidos da América.
No ano anterior, tinha sido a Colômbia a liderar a produção nacional de horas de ficção (1671), cabendo a Portugal a vice-liderança (1351) e ao Brasil o terceiro lugar (1288).
Relativamente aos formatos apresentados, a telenovela continua a ser a produção mais popular na maioria dos países, à excepção de Portugal e Espanha que, ao que indica o estudo, apostam mais nas séries e mini-séries – Espanha lidera com 26 séries e 13 mini-séries contra as 12 e sete, respectivamente, de Portugal.
Em Portugal, 90 por cento dos títulos foram emitidos em canais privados: 70 por cento pela TVI e 20 por cento pela SIC. O canal público RTP 1 aparece na lista apenas uma vez com uma mini-série. As audiências médias por minuto – rating – registaram contudo uma diminuição face ao ano anterior: entre 2009 e 2010, o rating desceu quase dois por cento nos títulos de ficção nacional mais vistos.
A TVI liderou em audiência: em 2010, a telenovela “Deixa que Te Leve” alcançou o primeiro lugar como o título mais visto em 2010, com 15,1 por cento de audiência e 43,6 por cento de share. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, “Espírito Indomável” e “Meu Amor”, todas emitidas pela estação de Queluz.
O perfil das audiências televisivas em Portugal corresponde, modo geral, aos maiores de 64 anos, residentes no interior e pertencentes à classe média baixa ou baixa.
O estudo do Obitel revelou ainda que, em alguns países como Espanha e Portugal, a internet tem um papel rejuvenescedor da audiência televisiva ao atrair um sector mais jovem. As audiências migram os seus assuntos de conversação cada vez mais para outras plataformas, como os sites oficiais dos produtores, e estendem-se para outros de encontro na rede. A título de exemplo, a telenovela “Espírito Indomável” tinha um site oficial, quatro páginas de grupo e um perfil no Facebook, uma página no Twitter e três blogues de fãs.
Fonte: Cunha Vaz & Associados