Portugal no top 3 europeu de adeptos de dispositivos móveis

Segundo dados do “Mobile Shopping, Banking and Payment Survey”, desenvolvido pela Nielsen, 96% dos portugueses têm um dispositivo móvel. Um número que coloca Portugal entre os três países da União Europeia com maior penetração daqueles aparelhos.

A análise da Nielsen verificou que 69% dos portugueses valorizam a liberdade de estarem contactáveis a qualquer momento e em qualquer lugar e 65% dizem que os dispositivos móveis vieram melhorar a qualidade de vida.

No entanto, os inquiridos admitem que as relações face-to-face estão a ser substituídas por relações “eletrónicas” (69%) e que se sentem sobrecarregados pela informação (67%), valorizando os momentos em que não estão conectados (55%).

O estudo da Nielsen conclui ainda que 82% recorrem aos dispositivos móveis para aceder ao e-mail (+11% relativamente à média europeia), 78% para utilizar redes sociais (+16%) e 64% para procurar um produto ou serviço (+14%).

“Os portugueses são early adopters e adeptos das novidades, demonstrando uma taxa de penetração de aparelhos móveis acima da media europeia. No entanto, utilizam-nos sobretudo para consultar o email e as redes sociais. Relativamente às suas contas bancárias, os portugueses utilizam os dispositivos mobile principalmente para consultar o seu saldo ou os movimentos efetuados, mas apenas quatro em cada dez o fazem. E são muito menos aqueles que utilizam atualmente a aplicação do banco”, comenta Gustavo Núñez, diretor-geral da Nielsen Iberia.

Entre os portugueses que optam por fazer compras online, 42% utilizam os dispositivos móveis para procurar cupões de desconto ou ofertas e 41% para tomarem decisões de compra mais acertadas.

No que se refere a pagamentos ou operações bancárias, 77% admitem vir a utilizar os seus aparelhos mobile para consultas e 68% para fazer pagamentos, sendo estes resultados superiores aos da média europeia. Contudo, a segurança é uma preocupação: 61% refere que a melhoria das medidas de segurança seriam um incentivo para efetuar mais pagamentos através de dispositivos móveis.

fibra@briefing.pt 

Quarta-feira, 12 Outubro 2016 10:41


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