Explica fonte do OpenFOAM Workshop, em comunicado, que as soluções open source permitem, pela sua natureza universal e de desenvolvimento tecnológico constante, reduzir custos e aumentar a eficiência das empresas, por exemplo no desenvolvimento de novos produtos e em testes laboratoriais.
No caso do software de modelação OpenFOAM, este corresponde a uma ferramenta open source, com uma biblioteca de códigos que permite simular fenómenos de acústica, transferência de calor, turbulência, escoamento, aerodinâmica, reações químicas, eletromagnetismo, entre muitos outros. Na sessão de abertura do evento será lançada uma nova versão: o OpenFOAM-Guimarães.
No OpenFOAM Workshop estarão presentes membros de várias instituições, desde universidades a empresas, provenientes de países como Alemanha, Espanha, França, Itália, Áustria, Croácia, Rússia, Suécia, Brasil, Reino Unido, República da Coreia, Japão, China, entre outros.
Também a Fórmula 1 estará representada neste workshop, com Aron Johannesson, da Mercedes e Marco Nicotra e Matteo Lombardi, da Toro Rosso, equipas que têm vindo a utilizar, esta solução para a realização de testes de aerodinâmica.
Desde 2006 que a comunidade OpenFOAM organiza um encontro anual para discutir os mais recentes desenvolvimentos, perspetivas futuras e para disseminar a utilização daquela biblioteca computacional. Este ano, coube a Portugal organizar a edição 2016, que inclui mais de 130 palestras, 32 cursos para principiantes e para profissionais, e 170 instituições.
O OpenFOAM realiza-se de 26 a 30 de junho.