Trata-se de uma subida de dois lugares, num ranking liderado pela Suécia, Finlândia, Suíça, Noruega e Nova Zelândia.
De acordo com os resultados do Country Reputation Report, a melhoria na visão externa do país é suportada pela subida em alguns critérios chave: a ética e transparência governativa, a implementação de medidas sociais e económicas progressivas, a qualidade dos produtos e serviços produzidos em Portugal, a valorização da educação por via das universidades portuguesas, os avanços na tecnologia, e a segurança.
O estudo aponta ainda para um nivelamento entre a perceção externa e a perceção interna do país. Assim, diz a consultora que Portugal mantem níveis de excelência no ambiente social aos olhos nacionais e internacionais, sendo esta a dimensão em que todos os atributos atingirem os valores mais elevados. A avaliação externa atribui indicadores muito elevados a atributos como a segurança, a beleza, o bem-estar e a cordialidade que oferecem um estilo de vida muito atraente, nesta dimensão ressalta o orgulho nacional em que os Portugueses conseguem dar uma avaliação geral superior à dos estrangeiros.
No que respeita aos comportamentos que resultam da perceção de reputação do país (viver, visitar, estudar, trabalhar, comprar e investir), o que recolhe menor intenção continua a ser o associado ao investimento; todos os outros atingem já resultados excelentes ou robustos tanto junto do publico externo como interno.
Já o estudo Brand Finance Nation Brands 2018 apontava para uma melhoria no estatuto de Portugal, com uma valorização de 15% face a 2017.