Nas telecomunicações, destaque para o Natal que foi particularmente forte para a categoria, que cresceu quase 13%, no último trimestre de 2016. O crescimento em vendas nos equipamentos de telecomunicações foi mais 6,7%, face a 2015, mas a fotografia e o setor de informática (TI) apresentam as piores performances no ano, com quedas nas vendas de 10% e 5,1% por cento, respetivamente.
Segundo o estudo da GfK, a explicação para a queda das vendas na fotografia surge pela substituição de máquinas fotográficas pelos smartphones e pela maior manutenção dos aparelhos, prolongando a vida dos mesmos.
Já no setor informático, os dados revelam que os portugueses compraram ligeiramente menos computadores portáteis em 2016, em valor, comparando com 2015. Quanto aos tablets comprou-se quase -25%, em valor, face ao ano anterior. No entanto, verifica-se a aquisição de novos monitores para os computadores ainda que não seja suficiente para uma evolução positiva nas vendas do mercado TI, em 2016.
O ano de 2016 foi particularmente positivo para o segmento das televisões crescendo 6,8% em valor, face a 2015. Ou seja, cerca do dobro do crescimento do mercado total BCT, em Portugal. O mercado de colunas e das docking/ mini speakers também tem crescido principalmente devido à preferência por ouvir música em formato digital.

