Para este estudo, a Marktest recolheu 2000 entrevistas, em indivíduos de 15 e mais anos, tendo em conta seis indicadores: Familiaridade, Credibilidade, Imagem, Word of Mouth (WOM), Satisfação e Recomendação das marcas.
Estes indicadores permitiram concluir qual a marca mais reputada, a mais familiar, a de maior confiança e a que gera mais WOM.
A CTT foi identificada como a marca mais familiar para os portugueses, seguida da marca de distribuição Continente e da EDP.
A Super Bock lidera em três eixos: Word of Mouth (é a marca sobre a qual ouvem falar de uma forma mais positiva), confiança, e que detém uma imagem mais positiva, alcançando resultados entre os 83 e os por cento.
De assinalar ainda que o segundo lugar nestes três indicadores em avaliação é ocupado pela marca Nespresso. Sendo das mais recentes no mercado português, comparativamente com as restantes avaliadas no MRI 2013, é aquela que lidera o ranking dos clientes mais satisfeitos, e talvez por isso mesmo lidera também o ranking das marcas mais recomendadas pelos clientes.
O OMRI 2013 mostra que para os homens, a marca mais reputada é a Super Bock, seguida da TAP e da Sagres. Para as mulheres, a Super Bock também lidera o ranking, mas segue-se a Nespresso, elegendo em terceiro lugar a Rádio Comercial.
Em termos de reputação por faixa etária, conclui-se que os jovens portugueses entre os 15 e os 24 elegem como marca portuguesa a Rádio Comercial, seguido da Super Bock e da Nespresso. Analisando o segmento sénior, ou seja indivíduos com mais de 64 anos, a TAP é a empresa mais reputada, seguida da Super Bock e em terceiro os CTT.
Analisando o MRI 2013 por regiões, conclui-se que na Grande Lisboa a marca Nespresso lidera o ranking seguida de Sagres e Super Bock. No Grande Porto ficou em primeiro a Super Bock, em segundo a TAP e em terceiro a marca Continente. No Litoral Norte a marca mais reputada é também a Super Bock, seguida de Nespresso e Rádio Comercial. Já no Interior Norte a Super Bock também lidera o ranking mas em segundo encontramos a Samsung e em terceiro Nespresso. No Litoral Centro os portugueses elegem Sagres como marca mais reputada, seguida de Super Bock e depois Nespresso. Por fim no Sul do País, Sagres é a marca mais reputada, seguida da RFM e em terceiro da Super Bock.
Ao analisar a reputação das marcas em termos de segmentação por classes sociais, conclui-se que no segmento A/B lidera a Super Bock, seguida da Nespresso e em terceiro a Sagres. No segmento C1 encontra-se a Super Bock em primeiro lugar, seguida da TAP e da marca Sagres. Por fim, no segmento C2/D, o primeiro lugar é de novo ocupado pela SuperBock, seguida da Nespresso e em terceiro a Rádio Comercial.
As 84 marcas analisadas foram distribuídas por categorias num total de 17. Cada uma com um ranking específico.
Fonte: ONMI