Portugueses fiéis às “suas” marcas

Portugueses fiéis as “suas” marcas
Os consumidores portugueses são fiéis às marcas: esta é a conclusão que emana do estudo Marcas de Confiança 2012, da Selecções do Reader’s Digest. McDonald’s, Centrum, Continente e EDP estão entre as insígnias mais votadas.

Do estudo resulta também, sem margem para dúvidas, que a confiança nas marcas nacionais continua em alta. Foi assim com Sagres (61% nas Cervejas), a Medis (60% em Seguros de Saúde), a Luso (59% em Água de Mesa), a Galp (57% nas Gasolineiras), a TMN (50% em Redes de Telemóvel), a Worten (47% em Cadeias/Lojas de Distribuição), o Continente (56% em Hiper/Supermercados), o Sapo (36% em Empresas de Serviço Internet), a Caixa Geral de Depósitos (35% na Banca), a RFM (31% em Estação de Rádio), a RTP (27% em Canal de Televisão) e a Fidelidade Mundial (22% em Companhias de Seguro).

Entre as marcas líderes na escolha dos portugueses estão a Centrum (65% em Vitaminas), o óleo Fula (78% na categoria Óleos Alimentares; marca portuguesa), a Skip (70% nos Detergentes para a Roupa), a Delta (68% nos Cafés; marca portuguesa), a Abreu (68% em Agência de Viagem; marca portuguesa) e a Dulcolax (62% nos Laxantes).

A edição deste ano incorporou três novas categorias: Restauração, ganha pela McDonald’s (39%), Produtos de Cuidados e Higiene do Bebé, conquistada pela Johnson’s Baby (30%) e Molhos, Temperos e Condimentos, em que venceu a Maggi (23%).

Foi ainda recuperada a categoria Canal de Televisão, liderada pela RTP. Na categoria Empresa de Serviço Público venceu a EDP, pela primeira vez no top.

No sector alimentar, a Nestlé sagrou-se dupla vencedora, com 56% em Chocolates e 39% nos Cereais para Pequeno-Almoço. A Becel (50%) continuou a ser eleita a insígnia de confiança dos portugueses na categoria Cremes para Barrar. Na altura de escolher a alimentação para o animal de estimação, os portugueses mantiveram-se fiéis a Friskies (41%).

A higiene e beleza são lideradas duplamente pela L’Óreal nas categorias Produtos Coloração Cabelo (43%) e Cosmética/Make Up (26%). A Nivea continua líder em Cuidados com a Pele (Corpo), com 43%. Em Cuidado com o Cabelo, a Pantene (34%) revalidou a liderança.

Quando os Grandes Electrodomésticos são abordados, os consumidores portugueses voltam a colocar a Miele no pódio da confiança, com 37%. Na economia doméstica e questionados sobre qual o Detergente para Limpeza, os votos foram para Sonasol (41%). Já no tratamento da roupa, Skip foi o vencedor em Detergentes para Roupa, atingindo o índice de confiança de 70%, enquanto em Amaciadores para Roupa, a escolha recaiu sobre Comfort (55%).

A Toyota é, desde 2010, a insígnia líder na confiança na categoria Automóveis, agora com 33%. Quanto ao Computador Pessoal, os portugueses decidiram-se pela Hewlett Packard (32%). Relativamente às Máquinas Fotográficas, a Canon é a vencedora, com 39%. Na categoria Telefones Móveis/ Telemóveis, a Nokia mantém-se como marca eleita, com 60%. Quando os portugueses decidem usar Cartões de Crédito é Visa (54%).

Em Medicamentos para Tosse e Constipação, Bisolvon (50%) prolongou a liderança. A Aspirina foi, pelo segundo ano consecutivo, a marca dos portugueses na categoria Analgésicos/Medicamentos para a Dor, com 33%.

O estudo “Marcas de Confiança 2012”, da Selecções do Reader’s Digest, realizado em 15 países europeus, avalia os níveis de confiança dos consumidores nas marcas divididas em 40 categorias.

Fonte: Media Consulting

Quinta-feira, 01 Março 2012 13:28


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