“Os brasileiros são os mestres do craft, da direção de arte. Os argentinos são os reis do insight e do storytelling. Os suecos do digital. E os portugueses? Qual é a nossa identidade criativa? O que é que podemos exportar melhor que os outros?” Foi com o propósito de responder a esta questão que Teresa Verde Pinho e Mariana Reis lançaram o projeto, que tem um site e uma página de Instagram.
“Não há dúvida que existe muito talento em Portugal, mas estamos com o problema de branding”, dizem. “Depois de muito pensar sobre esta lacuna, percebemos que há duas coisas que são essenciais para fomentar a mudança. Primeiro, dar a conhecer todo o género de iniciativas, concursos, e ferramentas que podem ajudar a pôr o nosso nome nas bocas do mundo. E, em segundo, mas não menos importante, celebrar o nosso melhor trabalho, o nosso melhor talento, e ouvir a opinião dos grandes nomes da publicidade portuguesa”, acrescentam.
Com o “Quem é Quem”, querem, a longo prazo, dar relevância às qualidades do criativo português. Por isso, todas as semanas, vai ser lançada uma entrevista com criativos portugueses.
Teresa Verde Pinho e Mariana Reis são uma dupla criativa a trabalhar no mercado há sete anos. Conheceram-se na Fuel Lisboa, onde estiveram dois anos a trabalhar marcas nacionais e a participar em competições internacionais para jovens criativos. Após terem recebido prata no Eurobest Young Creatives, mudaram-se para a Ogilvy Paris, onde trabalham atualmente. Em 2020, foram nomeadas como Next Creative Leaders pelo The One Club; e, este ano, selecionadas como as Rising Stars do grupo WPP, pelo Deputy Chief Creative Office da Ogilvy Worldwide, Joe Sciarrotta.