Para o efeito foi criado o website “Free The Bid” que conta com testemunhos de 130 realizadoras, tanto associadas a companhias de produção como freelancers. A ideia é acompanhar o trabalho feito por estas mulheres, bem como organizar visualizações de vídeos dirigidos pelas mesmas.
“Fala-se muito sobre o empoderamento das mulheres e a baixa percentagem de realizadoras, mas quando analisamos os números ano após ano é que verificamos que não há alterações”, comenta Alma Har’el. “Eu sei que há muitas mulheres que não têm uma oportunidade e quis criar algo prático e inclusivo. Espero que as agências criativas que se associaram façam um verdeiro esforço no sentido de recorrer a mais realizadoras”, conclui.
A iniciativa conta já com o apoio de marcas como a Coca-Cola, eBay e Nestlé Water, e ainda de agências criativas como a FCB, McCann Nova Iorque, BBDO, Pereira & O’Dell, Leo Burnett, Mother, DDB, JWT, 180, Joan, Phenomenon, entre outras.
Segundo os dados, em 2015, apenas 7% dos melhores 250 filmes publicitários produzidos foram realizados por mulheres.