Entre os projetos a concurso, o júri selecionou um grupo de seis, integrados em três setores de atividade, artes performativas, música e conteúdos digitais (incluindo software educativo e de entretenimento).
O vencedor será, conhecido no próximo mês de outubro durante o Super Bock Laboratório Criativo, evento que promove o debate em torno de ideias empreendedoras e conta com a presença de vários investidores.
O promotor do projeto que acolher unanimidade por parte do júri irá receber o prémio de 25 mil euros para desenvolvimento do negócio, poderá integrar a incubadora da Fundação de Serralves e terá a oportunidade de representar Portugal na competição internacional Creative Business Cup, em Copenhaga, entre 18 e 20 de Novembro.
Por agora, cada finalista terá de desenvolver o seu plano de negócio e apresentar os melhores argumentos para ser considerado o vencedor. Serão avaliados critérios como a inovação e a criatividade; a viabilidade económica e financeira; o nível de empregabilidade; o impacto na comunidade ou o potencial de implementação no mercado nacional e estrangeiro.
Joana Queiroz Ribeiro, diretora de Pessoas e Comunicação da Unicer afirma que “o Prémio Nacional Indústrias Criativas recebeu até esta edição mais de mil candidaturas. É revelador de que as pessoas procuram ter o seu próprio negócio e veem neste tipo de iniciativa um excelente meio de o conseguir. Estamos muito satisfeitos com o andamento do projeto. São 5 anos em que apoiamos pessoas, ideias e negócios fantásticos, com grande potencial. A Unicer tem apostado fortemente na promoção do setor das indústrias criativas, como é visível neste Prémio mas também num conjunto de outras atividades que desenvolvemos ao longo do ano.”
O júri do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock / Serralves é composto por um representante da Unicer/Super Bock e da Fundação de Serralves, bem como de cada parceiro envolvido na iniciativa (ANJE, BPI, ESAD, Fundação da Juventude, IAPMEI, Brand New Box, Universidade do Porto e Universidade Católica).
Lista do seis projetos finalistas:
Projecto #13
MyWishGuru
Conteúdos Digitais
Projecto #96
Bright
Conteúdos Digitais
Projecto #213
Zizabi
Conteúdos Digitais
Projecto #94
Story Trail TV
Conteúdos Digitais
Projecto #151
Musikki
Música
Projecto #252
Perfoming arts
Artes Performativas
Fonte: LPM