Primavera! Ó primaveraaaaaaaa! Onde andas?

 Oficialmente já é primavera, mas onde andam o sol, as flores e os passarinhos? E na publicidade, também são precisas dicas para chamar a primavera? O briefing (e a Briefing) é nosso, mas as ideias são da TORKE CC.

“A BRIEFING convidou-nos para um briefing vago, difícil de entender mas que “tem qualquer coisa”: “Precisamos de cinco dicas para chamar a primavera na publicidade”.
E a TORKE CC, habituada a estes one line challenges, teria preferido responder incluindo no processo um workshop IDEATORS de cocriação para melhor definir o desafio e trabalhar logo ideação [PUB]. Mas não foi possível mas…
Porque gostamos da marca BRIEFING e há sempre um lado emocional em tudo o que fazemos, decidimos “trabalhar à antiga” e responder com algumas ideias que preferimos chamar insight porque assim tem menos responsabilidade e “dá para tudo”.

Dica 1:
Que as marcas sejam mais quentes:
No pseudo-advento do digital parece estarmos a cair numa tentação de frieza de performance e de decisões binárias. Marcas são emocionais. Tais como as pessoas com quem queremos falar e que queremos que sejam atraídas por aquilo que fazemos e representamos. E como tal usemos métricas e tudo mais para aprender e melhorar. Mas sem nunca esquecer o lado direito do cérebro. Ou do coração. Nunca sei.

Dica 2:
Que as marcas usem menos roupa:
Mostrem-se mais. Não tenham medo das imperfeições. Todos as temos. Assumam-nas. As pessoas não querem falta de autenticidade, querem transparência (vá, evitem a piada fácil do contexto de estarmos a falar de roupa), querem não se sentir enganadas e ser mais do que apenas seduzidas. Como tal vistam-se como realmente são. E no verão está calor.

Dica 3:
Que se apaixonem e tenham amores de Verão:
Experimentem coisas novas. Percam o receio de se voltar a apaixonar por uma área que é fundamentalmente emocional. Que lida com pessoas. Com sensações e sentimentos. Seja agências, modelos, ferramentas ou territórios.

Dica 4:
O Verão é mais que Festivais, Futebol e … Fads
(Sim o título não ficou perfeito, mas houve pouco tempo para copy neste briefing):
O que fizerem neste verão em redor do Mundial ou da Música lembrem-se que deve ser relevante para as pessoas mas também para a marca. Não sejam apenas fugazes ou superficiais. Usem momentos e temas fortes como estes para além da sua sazonalidade ou efemeridade. Usem-nos para construir marca.

Dica 5:
Wear Sunscreen
Porque se é para seguir as quatro dicas anteriores e como dizia Baz luhrmann “wear sunscreen”. E como é verão e analogia e pronto mas…
Porque gostamos que se arrisque mas que se saiba fazê-lo sem risco.
Ou como nós aqui na TORKE CC dizemos: “make no mistake, co-create.”

Rodrigo Rodrigues, Partner/ Strategic Ideator  

 

Bom fim de semana! Com sol – e protetor solar –, esperamos.
E espreite as nossas sugestões para quanto estiver out of office! TGIF (Thank God it’s Friday)!
Até segunda!

briefing@briefing.pt

 

Quinta-feira, 29 Dezembro 2022 12:37


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