A proposta é a de “realização de tarefas que para alguns são determinantes, como por exemplo os preliminares de qualquer processo criativo e a respetiva investigação, o benchmarking, ou a pesquisa simples sobre um contacto, uma localização, o voo mais barato, o melhor preço para um hotel”, começa por referir Sophia Birr ao Briefing na descrição do seu trabalho.
Entre algumas das pesquisas já realizadas, a personal web finder conta que já lhe pediram para encontrar preços de material industrial em segunda mão, o original duma fotografia antiga, objetos de design descontinuados, um produto específico a um melhor preço, contactos para uma base de dados específica e o apartamento ideal privado para passar férias com a família numa capital.
A ideia para a criação deste negócio surgiu há muitos anos: “Sempre adorei a investigação, quis até ser detetive! Muitos amigos e familiares, ao longo dos anos, procuraram-me para que os ajudasse a encontrar todo o tipo de coisas e eu não descansava enquanto não descobrisse”, conta Sophia.
Com um “feedback muito acima das expetativas” esta profissional resolveu investir no projeto que concilia com o Centro Nacional de Cultura onde faz coordenação de eventos, aluguer de salas e residências de artistas, trata do site e faz a divulgação.
Formada na Suíça na área do comércio, informática e gestão, Sophia Birr ambiciona que o negócio se torne autossustentável e quer chegar ao fim do ano com 20 empresas avençadas.
Indagada sobre se há alguma coisa que não consiga, à partida, encontrar, a empreendedora é clara: “À partida não… Se eu não encontrar dificilmente alguém consegue. Não é falsa modéstia é verdade! Sou muito persistente”, refere concluindo que é precisamente a persistência que a faz garantir um bom serviço. “Encaro cada pesquisa como um desafio estimulante e não desisto enquanto não encontro!” conclui.
Filipe Santa-Bárbara
Fonte: Briefing

