Projetos nacionais na corrida aos WSA

Já são conhecidos os projetos nacionais selecionados para as oito categorias da edição deste ano do World Summit Awards (WSA), e incluem vários tipos de aplicações digitais com impacto na sociedade, da saúde à política, passando por áreas como a sustentabilidade, a cultura e a educação.

 

O concurso anual decorre no âmbito das Nações Unidas, que promove e seleciona inovações digitais locais com impacto global na sociedade. Assim, esta plataforma internacional combina um conjunto de eventos com uma rede de empreendedores, peritos, mentores, líderes de governo, académicos e sociedade civil, a nível mundial.

Na categoria “Government & Citizen Engagement”, encontra-se a aplicação digital meuParlamento.pt, que mostra as leis votadas pelo Parlamento e ajuda os utilizadores a perceberem em quais delas teriam votado.

O SNS24, que permite que os cidadãos acedam a informações sobre várias áreas – da clínica à administrativa – e possibilita que o Serviço Nacional de Saúde realize uma triagem telefónica dos doentes, além da marcação de consultas, é o candidato português à categoria “Health & Well Being”.   

Já na categoria “Learning & Education”, está a concurso a TV T21 Web Tv COMmunity, uma plataforma com conteúdos em várias línguas e vídeos interativos, que promove a aprendizagem online, contribuindo para a inclusão social e o emprego de jovens europeus portadores do Síndrome de Down.

Na “Environment & Green Energy”, foi selecionada a plataforma GoParity, que liga cidadãos que querem investir em projetos relacionados com a sustentabilidade.

O SENSEOS está na corrida ao prémio “Culture & Tourism”, tendo como objetivo acompanhar o que está a acontecer em milhares de zonas arqueológicas, a nível mundial.

A aplicação eParkio identifica os pontos de energia para carregar veículos elétricos, faz reservas dos mesmos e permite que sejam pagos através do telemóvel, e está na corrida para “Smart Settlements & Urbanization”.

Na “Business & Commerce” foi selecionada a plataforma Internet of Cargo, que permite aos ativos que compõe a cadeia de abastecimento organizarem-se de forma a otimizar as condições de produção e evitar desperdício e lixo.

A Dignitude visa ajudar doentes sem acesso a medicamentos e concorre aos WSA, na categoria “Inclusion & Empowerment”.

Os projetos vencedores serão revelados no WSA Global Congress, que decorre entre os dias 9 e 11 de março de 2020, em Viena, na Áustria. A concurso estão projetos de 180 países, sendo escolhidos os 40 melhores, cinco por cada categoria.

 

briefing@briefing.pt

 

Quarta-feira, 31 Julho 2019 10:54


PUB