#ProvamosEAprovamos este retiro alentejano

Fugir da loucura da cidade torna-se mais fácil com o Torre de Palma Wine Hotel, que, além de descanso, promete uma temporada cheia de experiências, sejam equestres, gastronómicas, histórias, de relaxamento e até vínicas. Este hotel, que nasceu em 2014, é inspirado no modo de vida da distinta família Basilii (antigos habitantes das vizinhas ruínas romanas de Torre de Palma) e nas tradições alentejanas. Os primórdios remontam a 1338.

 

A nossa experiência começou no centro equestre, onde ficamos a conhecer um pouco melhor a raça Lusitana. Como a experiência era nula, experimentamos uma aula de volteio com o Juvenaldo, mas, para os mais experientes, há outras sugestões. Também passamos pelo Nero, conhecido por mordiscar quem se aproxima da sua boxe.

equestre 600

No restaurante Basilii tivemos a oportunidade de experimentar sabores do Alentejo com alguma sofisticação. O couvert é composto por fatias de pão de Vaiamonte tradicional, de azeitona e de alho, acompanhadas por banha temperada montada com amêndoa e cominhos e azeite Torre de Palma. A entrada foi Tarte de Farinheira de Castanha da Dona Óctavia, Pera bêbeda e hortelã. Nos pratos principais começamos com uma Sopa de Beldroegas e seguimos com Favas Guisadas com Chouriço de Mouro. Chegando a sobremesa, optamos pela Beterraba Bio, um prato composto por mousse de beterraba, crumble de pimenta rosa, mousse de framboesa e chocolate de leite, crocante de beterraba, bolo esponja de beterraba e sorbet de beterraba. Uma sobremesa de-li-ci-osa e perfeita para amantes de beterraba! Ainda assim, não ficamos indiferentes ao “Arroz Doce” interpretado pelo chef, que é composto por moelleux de arroz, gelado de canela, folha de arroz, espuma de arroz doce, cremoso de limão e canela, falsa canela, crumble de canela e macaron de imão. Toda a refeição foi acompanhada pela gama de vinhos Torre de Palma, branco e tinto. O Restaurante Basilii, com o nome que presta homenagem à abastada família que habitava a villa romana de Torre de Palma, está à disposição para hóspedes do Torre de Palma Wine Hotel ou para quem queira apenas conhecer os sabores do Alentejo pelas mãos do chef Filipe Ramalho.

Gastronomia

A Herdade da Torre de Palma conta ainda com uma adega. Um espaço tradicional que junta lagares de pedra e zona de vinificação onde é feita a produção própria, a cargo do enólogo Duarte de Deus. Tivemos a oportunidade de conhecer a sala de barricas e sala de provas com decoração de Rosarinho Gabriel, e ainda de experimentar a gama de vinhos Torre de Palma disponível para venda (tinto, verde e branco), bem como o rosé, que está para sair brevemente.

Adega 600

Dizem as gentes da terra que Torre de Palma “goza dos benefícios de uma energia única”. E nós tivemos a oportunidade de comprovar esta “sabedoria” numa pequena experiência de massagem no Spa do hotel. Além das massagens, há ainda uma piscina interior, banho turco e jacuzzi. Experimente e leve a energia de Torre de Palma para casa.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 28 Junho 2019 09:26


PUB