Quem o diz é Bárbara Reis, directora do Público, que evidenciou ao Diário Económico que a ideia é “propor um tempo de leitura diferente” e tornar o Público, uma vez por semana, “mais do que um jornal que tem o essencial das notícias do dia anterior”.
O Público de domingo será dividido em dois blocos, possuindo um elemento diferenciado na capa e algumas adaptações a nível do design, apesar de manter a mesma linguagem gráfica e o mesmo preço de venda.
“Deixámos de abrir com o ‘Destaque’ e passamos a ter um olhar original de balanços sobre a semana. Depois, temos vários dossiers em que trabalhamos com mais profundidade sobre os acontecimentos dos dias anteriores, com reportagens e trabalhos de investigação”, explica Bárbara Reis.
De acordo com a directora do jornal, haverá ainda novas secções como o “Grande Plano”, “Prova dos Factos” – que estava em teste e passa a fixa durante este período -, crónicas da Vida Urbana, “Antes e Agora” e uma divisão dedicada à história. A segunda parte do jornal assume a estrutura habitual, com as secções “Local”, “Portugal”, “Mundo” ou “Desporto”. As mudanças obrigam ainda à suspensão do suplemento “Cidades”.
Tais alterações devem-se ao facto de “há 21 anos vendermos mais em Agosto que na maioria dos outros meses do ano”, explica Bárbara Reis.
“A nova preocupação não era termos um produto novo só porque sim. Quisemos dar resposta ao facto de no verão termos mais leitores. As pessoas quebram as rotinas. No verão não levam os iPads para a praia, não andam agarradas ao iPhone, nem vão para casa às 20h para ver os noticiários”, referiu.
Apesar das alterações na versão impressa do diário, a versão digital do mesmo não sofrerá quaisquer alterações.
Fonte: Diário Económico