Quem o diz é o coorganizador desta formação, Manuel Laranja, que considera ainda estas ferramentas “determinantes” para a criação de uma marca pessoal que pode ser decisiva no futuro da carreira profissional.
Briefing | O ISEG organiza pela primeira vez o curso dedicado ao Marketing Pessoal. O que motivou a aposta do instituto nesta área?
Manuel Laranja | O ISEG organiza pela primeira vez um curso dedicado à temática do Marketing Pessoal e das Soft Skills. O que nos motiva é perceção de que o mercado de trabalho procura cada vez mais profissionais dotados de competências sociais e comportamentais. Para além disso o marketing pessoal é hoje essencial para aumentar as perspetivas de carreira, quer dentro de uma mesma organização, quer no transitar entre diferentes organizações ao longo da carreira. Acreditamos quando se procura emprego pela primeira vez, ou quando se procura mudar de emprego, as soft skills e marketing pessoal podem ser decisivas para se ser selecionado.
Briefing | A quem se destina esta formação?
ML | Esta formação destina-se a todos os profissionais que sintam a necessidade de melhorar a gestão da sua carreira, que pretendam uma viragem na sua vida profissional (gestão da mudança) e que gostem de acompanhar as tendências nas áreas de gestão, marketing e recursos humanos.
Briefing | Que vertentes são exploradas no plano de estudos do curso em Marketing Pessoal do ISEG?
ML | Este é um curso que explora o autoconhecimento e a reflexão individual a par do desenvolvimento de capacidades de socialização e networking. Pretende-se que os participantes melhorem as suas aptidões técnicas adquirindo um maior e mais vasto leque de competências soft e maior capacidade de se apresentar e posicionar. Para isso é essencial melhorar a presença individual, quer nas redes sociais quer em offline, trabalhar ao nível da essência do individuo (o “eu”) e da imagem que quer projetar.
Briefing | Mas qual a importância das softs skills e do Marketing Pessoal no negócio de uma marca?
ML | As soft skills são determinantes para criação de uma marca pessoal cuja imagem assente em qualificações e aptidões específicas de cada pessoa. De um modo geral, as soft skills são definidas como um conjunto de atributos, competências, atitudes ou hábitos que promovem formas de interação e boas relações com as pessoas que nos rodeiam e que, portanto, melhoram o desempenho profissional. Embora as soft skills tenham uma forte componente de aprendizagem através da experiência, a sua aprendizagem pode ser acelerada em sala de aula.
Briefing | Qual o fator distintivo do curso relativamente a outros lecionados em Portugal?
ML | Este curso constitui uma oferta única no mercado. Pela primeira vez o ISEG reúne um corpo de docentes e especialistas com grande experiência prática nas mais modernas ferramentas e metodologias. O curso é composto por 10 módulos com conteúdos que se complementam e que vão desde o points of you – metodologia de reflexão até ao empreendedorismo, passando pela gestão da imagem pessoal, promoção de marca pessoal, comunicação, linguagem corporal, networking, fotografia e storytelling.
Briefing | Como o ISEG tem promovido esta formação juntos dos potenciais interessados?
ML | A promoção da formação executiva do ISEG, junto de potenciais interessados utiliza diferentes canais. Desde logo a ligação do ISEG ao mundo empresarial através da sua vasta rede de Alumni. São também utilizados as relações públicas da Escola bem como forte presença nas redes sociais.
Briefing | Como está a ser a adesão a esta primeira edição?
ML | A adesão a esta primeira edição está ser muito forte. O curso tem despertado grande interesse quer nas empresas, quer em profissões liberais e mesmo em outras escolas da Universidade de Lisboa.