O projecto português mais nomeado para hoje é assinado pela MSTF Partners e é finalista em quatro categorias: Media, Relações Públicas, Outdoor e Promoções e activações. Trata-se do projecto Baixa-Chiado Bluestation cujo anunciante é a Portugal Telecom.
Para além do projecto Baixa-Chiado Bluestation, a MSTF está ainda nomeada na categoria Rádio com uma campanha anti-tabágica criada para a Fundação Portuguesa de Cardiologia.
Por sua vez, a Fuel tem 7 entradas finalistas. Nas categorias de Outdoor e Imprensa, a agência conta com as campanhas “Albertina”, “Carlos” e “Manuel”, criadas para a Amnistia Internacional, e na categoria Film a campanha Pilots produzida para o Festival Queer Lisboa.
A Amnistia surge novamente nas shortlists com a campanha Voices for Freedom, desta vez na categoria Direct e com criatividade da Publicis.
No caso da Ivity Brand Corp., a agência tem dois projectos finalistas, ambos na categoria de Design: um trabalho de auto-promoção e outro de criação de marca pedido pela Sonae. Nesta categoria, a Mola Ativism também está na corrida com a criação da marca Love Meat.
O filme viral Digital Story of the Nativity criado pela Excentric no Natal passado e o projecto do website feito de chocolate da Sagres Preta Chocolate, desenvolvido pela Grand Union, estão também entre os finalistas da categoria Interactive.
Nomeadas estão ainda a Young & Rubicam, na categoria de Promoções e activações, com a campanha The grand stand coach para o Benfica; a Leo Burnett com a campanha Supersticious do Freeport, na categoria Outdoor; e a McCann Erickson, na categoria Film, com a campanha Toads para a Campofrio.
As shortlists foram sendo reveladas ao longo do festival, tendo as últimas sido divulgadas esta manhã. No total, estão a concurso 5 mil entradas de 35 países.
Fonte: Cannes Lions