Quer conhecer um museu do outro mundo?

José de Guimarães juntou-se ao Museu do Oriente para comemorar os dez anos do espaço e os 30 anos da Fundação Oriente. O resultado é uma exposição de cerca de 150 peças, parte delas inéditas, do acervo do museu, e de obras recentes do artista plástico. Podem ser vistas a partir desta sexta-feira na mostra intitulada “Um Museu do Outro Mundo”.

 

A intervenção do artista tem como ponto de partida o espólio do museu, em articulação e diálogo com peças originais do artista, obras da sua coleção de arte chinesa, assim como outros objetos e imagens que constituem o universo de referências do autor.

As peças incluem objetos da coleção Kwon On do Museu do Oriente, obras da autoria do artista criadas propositadamente para esta mostra, bronzes, jades e terracotas chinesas da sua coleção privada.

Com curadoria de Nuno Faria e arquitetura de Pedro Campos Costa, “esta é uma intervenção de grande escala em que artista, curador e arquiteto propõem um diálogo em torno da ideia de museu como estrutura/casa/construto cultural e social em que objetos de diferentes lugares e proveniências reenviam para usos, funções, ostentações e simbolismos diversos, por vezes coincidentes, outras contraditórios”.

A exposição está patente até 3 de junho.

briefing@briefing.pt

Sexta-feira, 16 Março 2018 11:59


PUB