“Este crescimento
traduz o aumento da quota de mercado decorrente da oferta dos melhores
produtos aos preços mais baixos aos seus clientes, bem como do acelerar
do processo de internacionalização, com a duplicação do número de lojas
em Espanha e a entrada nos mercados regionais das Canárias e do Médio
Oriente”.
Em comunicado, a Sonae anunciou que a Sonae MC (Modelo e
Continente), a unidade de retalho alimentar, aumentou o volume de
negócios em cinco por cento, para 3.275 milhões de euros, o que,
explicou, “reflete o investimento constante em produtos de marca
própria, a preocupação contínua em proporcionar ao cliente a melhor
proposta de valor e poupança, o sucesso do cartão de cliente e o reforço
das competências distintivas das marcas Modelo e Continente”.
O
grupo de Paulo Azevedo salientou “o reforço da liderança de mercado em
2010 (Fonte: Nielsen), com a Sonae a apresentar um crescimento de vendas
superior ao dos restantes operadores de retalho moderno”.
No
mesmo período, as vendas Sonae SR, unidade de retalho especializado,
dona de marcas como a Sport Zone, a Worten e a Loop, aumentaram 12 por
cento para 1.272 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento
internacional.
O volume de negócios da Sonae SR Portugal cresceu
cinco por cento para 1.041 milhões de euros, enquanto o da Sonae SR
Internacional cresceu 60 por cento para 231 milhões de euros, com a
operação espanhola a representar cerca de 20 por cento destas, sendo
responsável por 62 por cento do crescimento das vendas de retalho
especializado no ano.
A Sonae abriu 86 lojas de retalho ao longo
de 2010, tendo terminado o ano com 918 unidades no mundo, com a área de
venda a atingir os 908 mil metros quadrados, mais 76 mil do que no final
ano de 2009.
JNM
***Este texto foi escrito ao abrigo do
novo acordo ortográfico***
Lusa/Fim