De acordo com a empresa de estudos de mercado, o canal generalista da
estação de Queluz liderou as audiências e obteve uma quota de mercado
média de 27,5 por cento durante o ano passado, um valor que representa
uma descida de 1,2 pontos percentuais face à média apresentada em 2009
(28,7 por cento).
Já o primeiro canal da estação pública registou uma ligeira subida nas
preferências dos telespectadores, já que obteve um ‘share’ médio de 24,2
por cento durante o ano passado, enquanto que em 2009 – em que foi o
segundo na lista dos canais mais vistos – tinha conseguido 24 por cento.
A estação televisiva de Carnaxide ficou em terceiro lugar, mantendo o
seu ‘share’ médio de 23,4 por cento durante o ano.
A RTP1 registou em Novembro o seu melhor mês com uma quota de mercado de
25,4 por cento, mas para a SIC Janeiro e Fevereiro foram os melhores
meses, ao rondar os 25,2 e 25,3 por cento, respectivamente. A TVI
arrancou o ano com quotas na ordem dos 28,5 por cento, valor que desceu
até aos 25,5 por cento em Agosto e voltou a subir até aos 28,1 em
Dezembro.
A RTP2 piorou face ao ano anterior e terminou 2010 com uma quota média
de 5,3 por cento, face aos 5,8 por cento alcançados em 2009. Em 2010, o
segundo canal público registou a melhor marca em Julho e Agosto com 6,6 e
7,2 por cento respectivamente.
A rede de canais cabo conseguiu em 2010 uma quota global de 19,2 por
cento, o que significou um aumento de 1,5 pontos percentuais face ao ano
anterior.
Fonte: Lusa