Briefing | O que faz a Dashlane?
Ryan Merchant | A Dashlane simplifica e protege a identidade digital – toda a informação pessoal que consta online. A Dashlane automaticamente preenche e armazena de forma segura passwords, dados pessoais e detalhes de pagamento. A aplicação funciona em todas as plataformas – iOS, Android, PC, Mac e Linux – e é usada por mais de 10 milhões de pessoas em 180 países.
Quem beneficia dos serviços da Dashlane? Quais as mais-valias?
A Dashlane trabalha tanto para indivíduos como para empresas. Os indivíduos podem usar um plano gratuito ou pago e as empresas podem registar-se na “Dashlane Business” para uma gestão de passwords em toda a empresa.
Quais são os critérios para gerar uma palavra pass segura?
Quanto mais comprida e complexa for a password, melhor. No mínimo, uma password deve ter pelo menos 8 caracteres e incluir uma mistura aleatória de letras, números e símbolos. Nunca se deve usar palavras, nomes, locais e números comuns nas passwords, porque isto torna a tarefa muito mais fácil para os hackers. A Dashlane oferece um ótimo Gerador de Passwords que irá criar passwords fortes.
As senhas não podem ser repetidas e eficazes. Como fazem esta gestão?
Usar um gestor de passwords é a única maneira conveniente e segura de gerir as passwords. De acordo com a nossa própria pesquisa, uma pessoa comum tem mais de 150 contas que requerem uma password, o que significa que é fisicamente impossível memorizar uma password exclusiva para cada conta. Os gestores de passwords tornam este processo incrivelmente simples, uma vez que mantêm todas as passwords seguras e fazem login automático em todas as contas.
Uma password eficaz é difícil de memorizar. Como pretendem motivar os utilizadores a utilizarem a Dashlane?
A principal motivação para os utilizadores é a conveniência. Assim que usam a Dashlane, percebem que nunca mais precisarão de memorizar uma password! A aplicação monitoriza as passwords e cria novas cada vez que há um registo numa nova conta.
Como garantem a segurança do serviço?
A Dashlane realiza diversas ações para garantir a segurança dos seus utilizadores. Por um lado, as nossas Master Passwords nunca são armazenadas nos nossos servidores e são conhecidas apenas pelo utilizador. Isto significa que, mesmo que a Dashlane seja “hackeada”, os hackers não conseguem ter acesso às passwords e aos dados. Também utilizamos encriptação AES-256, que é a mais forte proteção disponível. Por fim, temos uma arquitetura de segurança patenteada e passamos por auditorias de segurança regulares para garantir que os nossos sistemas são seguros.
De que forma a empresa tem rentabilidade a gerar passwords? Onde vão buscar as receitas?
Nós disponibilizamos planos gratuitos e planos pagos. O plano gratuito permite que os utilizadores armazenem até 50 passwords num único dispositivo. O plano pago – Dashlane premium – permite que os utilizadores armazenem um número ilimitado de passwords em múltiplos dispositivos.
No seu ponto de vista, qual a importância das passwords para a proteção de dados?
As passwords são a primeira linha de defesa que temos na proteção dos nossos dados. Não temos qualquer controlo sobre os tipos de sistemas de segurança que as empresas usam para proteger a sua infraestrutura, portanto, a principal maneira de garantir a segurança dos nossos dados é protegê-los com passwords fortes.
E quais as precauções tomadas em prol do RGPD?
A Dashlane é totalmente compatível com o RGPD. A principal missão da Dashlane é ajudar os utilizadores a manterem controlo sobre os seus dados. Desde o início que isto foi tido em conta na aplicação e na forma como lidamos com a informação. Esforçamo-nos por fornecer aos nossos utilizadores o mais alto nível de proteção de dados possível.
Quais os meios que privilegiam para comunicar a marca?
A Dashlane usa uma variedade de plataformas e iniciativas. Na vertente do marketing, comercializamos canais pagos, como Facebook e Twitter, com influencers de redes sociais, assim como anúncios de TV. Como a maior parte das empresas, temos também uma grande quantidade de conteúdo que criamos para o nosso blog e para os nossos canais de redes sociais.
Quais os objetivos da Dashlane para o mercado português?
Nós lançamos a versão portuguesa da Dashlane há quase três anos e a popularidade da aplicação tem crescido significativamente desde o lançamento. Só neste ano vivenciamos cinco dos nossos melhores meses de registos em Portugal. Tendo em conta esse crescimento, sentimos que a consciência acerca de produtos de segurança e de identidade em Portugal está a crescer e esperamos continuar a ter uma maior “pegada” no país.