As instalações temporárias convidam o público a olhar para as obras sob uma nova perspetiva e a dedicar tempo a descobrir o que está além do óbvio e que pode ser invisível numa primeira perceção. A perspetiva é a chave deste projeto, pois, tal como na maioria das suas obras, Odeith recorreu à técnica da anamorfose para criar peças que criam um efeito ótico 3D, quando observadas do ângulo certo.
“Conceptualmente, identifiquei-me facilmente com a ideia de olhar para a tecnologia de uma nova perspetiva e de perceber como uma simples inovação – como o facto de um telemóvel dobrar – pode mudar a forma como nos relacionamos com ela”, explica o artista. “Além disso, gosto particularmente de trabalhar obras em esquinas e recantos, o que encaixa perfeitamente no formato dobrável dos smartphones da Samsung. Neste caso, as obras são peças amovíveis com um ângulo reto, que estarão expostas em locais públicos”, acrescenta.
As representações de Odeith remetem para: o multitasking do Galaxy Z Fold4 – que permite a utilização de três ecrãs em simultâneo –, a capacidade de resistência à água doce do Galaxy Z Flip4 – até 1,5 m de profundidade –, e a flexcam – que permite tirar selfies em modo mãos livres. As criatividades estão acompanhadas de um descritivo da funcionalidade e de um QR code, o qual remete para a página respetiva de produto.
Na opinião da Samsung, o desafio foi superado: “A tecnologia tem o papel de tornar o nosso dia a dia mais fácil quando se coloca do ponto de vista das necessidades do utilizador. Com este projeto, quisemos evidenciar em que aspetos a nova geração de smartphones dobráveis da Samsung veio dar uma nova perspetiva às nossas vidas. Acreditamos que o objetivo foi plenamente conseguido pelo Odeith, que, com cada uma destas peças, nos dá a descobrir funcionalidades”, explica a head of Marketing & Retail da área de Mobile da Samsung, Ana Oliveira.
As obras podem ser vistas em Lisboa, nas estações de metro da Alameda, até 26 de dezembro, e Cidade Universitária, até dia 27; e no Porto, na praça central da Casa da Música, entre os dias 16 e 20 deste mês.