São João no Mira Mira by Ricardo Costa: saborear a noite mais longa do ano, com vista privilegiada sobre o fogoartifício

Situado no WOW, quarteirão cultural que se estende pelo centro histórico de Vila Nova de Gaia, o restaurante Mira Mira by Ricardo Costa junta-se às festas de São João, com uma experiência de sabor e conforto, que lança o mote para uma noite de celebração.

Aberto o ano passado, sob égide do Chefe que há mais de uma década lidera o Restaurante Gastronómico do The Yeatman com duas estrelas Michelin, o Mira Mira deve o seu nome à vista privilegiada sobre o cartão-postal da cidade, desenhado pelo velho casario, o rio Douro e a ponte D. Luís, que, nesta noite, atraem todos os olhares. Mas nem só a vista se conforta neste restaurante de assinatura, onde o Chefe Ricardo Costa desenhou um menu inspirado nos sabores da tradição, com uma abordagem criativa e sofisticada, que promete despertar todos os sentidos.

A experiência inicia “no palco principal da noite”, a varanda, com o pôr-do-sol como pano de fundo e o burburinho das festividades a envolver o ambiente. O momento será acompanhado por diversos snacks de assinatura do Chefe, entre os quais Caviar Especial Mira Mira, Lagostim & Consommé, Lírio Nitro ou a exótica combinação de Pani puri, Cordeiro, Tikka Masala e Hortelã.

Despertado o palato, é tempo de desfrutar de um menu de nove pratos, que inaugura com sabor a tradição, numa versão de Sardinhas & Salada de Tomate do Chefe, a que se seguem propostas com aroma a mar e notas de frescura, a honrar a época: Santola, maçã verde, jalapeños e yuzu; Mexilhão, com molho escabeche, curcuma e salsa e ainda Pregado, com couve-flor, pancetta Ibérica e cebolinho. Uma evolução de sabores que culmina em duas propostas inspiradas no receituário português: Feijoada de bacalhau, camarão da costa e óleo de chouriço e Porco à alentejana, amêijoas, coentros e pickles de cebola.

Ainda antes do momento alto da noite, a explosão de sabores dá-se numa tríade de sobremesas composta pelos já afamados Ovos Moles de Gaia, seguidos de uma doce e fresca combinação de Morangos, líchia e malva rosa e ainda uma criação original de Taco de Chocolate.

O auge das celebrações está reservado para a meia-noite, com o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício sobre o Rio Douro e a Ponte D. Luís. Este ano, serão mais de 15 minutos de luz, cor e brilho sobre as margens do Porto e Vila Nova de Gaia, que no Mira Mira poderão ser desfrutados com todo o conforto e privacidade. E porque esta é a noite mais longa do ano na cidade, o jantar dá acesso ao Arraial de São João do WOW, em plena Praça central do quarteirão cultural, que promete prolongar a celebração, com bebidas, petiscos e muita animação.

Terça-feira, 11 Junho 2024 08:17


PUB