O evento tem como objectivo aliar instituições, empresas, media, universidade e sociedade civil num esforço conjunto para a criação de um plano de acção para a sustentabilidade, nomeadamente através da conciliação de recursos como água e energia. Pretendendo criar um amplo debate em toda a sociedade, aberto à participação de todos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online através do site do Fórum em www.forummundial21.org.
Durante dois dias será debatido o progresso inteligente que se pretende para o século XXI, através da abordagem de temas estratégicos no presente e no futuro. Do Fórum resultará um resumo que será apresentado às Nações Unidas como documento de trabalho para a Cimeira Rio + 20, que se realiza no Rio de Janeiro em Junho de 2012.
A iniciativa é uma organização da Fundação Gulbenkian, Fundação EDP, Acege, Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Corporate Governance, Instituto de Empreendorismo Social, Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, Agência para a Energia – Adene, WASA-GN, Instituto de Estudios Económicos, Club de Excelencia en Sostenibilidad, Universidad San Pablo Ceu, Fundación Adecco, FOES e o Foro Soria 21 para el desarrollo sostenible.
Fonte: Green Media