O evento, inserido na “Semana Europeia do Tubarão”, organizada pela Shark Alliance e o Shark Trust, conta com uma série de actividades interactivas para as famílias, dando-lhes a conhecer as ameaças à sobrevivência dos tubarões em todo o planeta.
Com a iniciativa, o Sea Life Center Porto quer ainda recolher 10 mil assinaturas para uma campanha global contra a prática do shark finning.
Deste modo, ao longo destas semanas decorrerão actividades como ateliers “Ciência do Tubarão”, palestras “Mito ou Verdade”, exibição do filme “Sharkwater” e Quiz Tubarão quer para crianças, quer para adultos.
Rui Ferreira, director do Sea Life Porto, adianta: “Muitas nações já baniram o finning dos tubarões mas a triste realidade é que a excepções na lei permitem aos pescadores a recolha de barbatanas de tubarão em números grandes e de forma tão insustentável que acabarão por resultar na extinção de muitas espécies.”
Após o final das Semanas do Tubarão, a 30 de Outubro, as petições serão utilizadas para fazer pressão junto dos ministérios da Pesca da União Europeia para endurecer as leis relativas ao finning e proibir a remoção das barbatanas de tubarão no mar.
Fonte: BAN