Briefing | O que levou a Smileat a expandir-se para Portugal?
Alberto Jimenez | Portugal é um país com um enorme potencial, o consumo ecológico está a crescer a um bom ritmo e não existe demasiada concorrência, uma vez que as outras marcas apostam em mercados como Reino Unido ou Alemanha. No entanto, preferimos conquistar mercados em que a componente ecológica esteja ainda por explorar.
Qual o potencial do mercado nacional?
O mercado nacional tem um enorme potencial. O consumidor procura por este tipo de produto e não há tanta oferta como procura, por isso consideramos que é um momento perfeito para apostar em Portugal.
O que traz de inovador ao segmento da alimentação infantil?
Temos a noção de que não inventámos a roda, o que fizemos foi apostar em dois pilares: um produto ecológico de elevada qualidade, com a melhor matéria-prima, e uma nova forma de comunicar.
O que justifica a escolha dos pontos de venda? Porquê farmácias e parafarmácias? E porque não a grande distribuição (à exceção do El Corte Inglés)?
O canal especializado é a nossa primeira via de entrada nos países, são locais onde é possível recomendar e prescrever o produto. De uma forma geral, os farmacêuticos têm uma excelente opinião sobre os nossos produtos, valorizam o esforço que dedicámos do ponto de vista de qualidade do produto e a transparência da nossa empresa. Como segundo passo, e esperamos que seja num curto espaço de tempo, iremos avançar para o retalho.
Qual a estratégia para se dar a conhecer aos portugueses? Estão previstas campanhas de publicidade ou ativações de marca, por exemplo?
Participar em feiras e certames onde mães e pais possam vir a conhecer a Smileat e colocar questões sobre a marca faz parte da nossa estratégia. Presença em alguns meios de comunicação social e presença nas redes sociais são alguns dos veículos utilizados para a promoção da marca.
Qual a ambição para Portugal? Isto é, em termos de negócio, como espera fechar o ano de 2019?
Neste momento o mercado é pequeno, representando cerca de 5% da nossa faturação total, mas, por exemplo, o e-commerce cresceu 400%, o que significa que estamos num caminho de crescimento.
E em Espanha qual o desempenho esperado da marca?
Atualmente faturamos 3,5M €, com crescimento de 100% ao ano. Dispomos de 20% da quota de mercado da alimentação infantil ecológica em Espanha. Estamos satisfeitos com a evolução da marca e, acima de tudo, com muito foco em relação ao futuro. Uma das nossas premissas é “Think out of the box” visto que não pretendemos ficar com o que já fizemos até aqui, mas sim continuar a inovar.
Além de Portugal, há outros mercados de internacionalização?
França e China são os nossos focos principais.