Somos Consultores de Comunicação

Somos Consultores de ComunicaçãoQuem procura a LPM pede Comunicação. Pode ser gerir silêncios (o silêncio é uma forma superior de Comunicação). Pode ser estudar comportamentos. Pode ser investigar os públicos. Pode ser olhar para os stakeholders.

 Mas é sempre Comunicação. Todos os que nos procuram estão preocupados com a sua Imagem. Querem que nós os ajudemos a definir e a manter territórios de imagem mais consentâneos com as suas identidades ou com os seus objetivos institucionais ou empresariais ou pessoais. Ora, existe apenas uma família de ferramentas para desenhar territórios de imagem e essa família tem o apelido de Comunicação. Na LPM julgamos ser especialistas de Comunicação. Somos analistas, somos gestores de projetos, somos produtores de conteúdos, somos consultores, somos diretores de equipas, somos assessores mediáticos, somos técnicos de comunicação interna ou de comunicação direta, somos isto e mais aquilo, mas somos sempre especialistas de Comunicação. Compreendemos – até porque as sentimos todos os dias – as dificuldades que os consultores de RP enfrentam quando procuram concretizar os projetos que definiram para os seus Clientes. O contexto do nosso trabalho nunca foi tão complexo como o é hoje em dia, sem gate keepers com quem nos identifiquemos para manter um diálogo profissional, com o sistema mediático (como todos os outros sistemas) a ficar desregulamentado (ou desregulado), com a implosão da simples ideia de “critério”. Mas é impossível obter resultados em Marketing, Reputação ou Imagem sem Comunicação.

É impossível obter resultados em Comunicação sem uma gestão ativa da relação com os canais, incluindo – na primeira linha – o mediático. Temos de ser capazes de integrar nos nossos planos as novas condições dos canais de Comunicação. Temos de ser capazes de propor programas de Comunicação exequíveis e eficientes. Temos de saber avaliar os riscos e defendermo-nos deles. Temos de saber definir intervenções com um mínimo de consistência e com alguns sinais de êxito. Na LPM, quando falamos em influência, não estamos a utilizar um qualquer conceito abstrato. Estamos a assumir uma atitude, um currículo e um objetivo. É para isso que os clientes nos contratam. É por isso que existe
a LPM. É por isso que somos consultores de Comunicação.

Sexta-feira, 15 Outubro 2010 12:39


PUB