A Soundwave foi fundada em 2013 e consiste numa app que regista o que o utilizador está a ouvir em tempo real, permitindo seguir pessoas e criar grupos de fãs que partilhem os mesmos gostos musicais.
O CEO da startup, Brendan O’Driscoll, referiu ao The Next Web que o serviço será eventualmente desligado assim que as patentes e tecnologia estiverem integradas no produto core do Spotify. A solução de streaming poderá ainda utilizar os dados recolhidos pela Soundwave para saber que músicas e artistas são mais ouvidos nos mercados emergentes.
Já a Cord Project surgiu em 2014 e desenvolveu uma app de mensagens, a Cord, que tem atualmente mais de um milhão de utilizadores. Esta equipa passará a estar responsável pela fundação de um grupo no Spotify, focado em experiências com conteúdos atrativos.

