Esta foi a primeira vez que a marca escolheu um nome de um modelo por votação popular. Já a escolha por topónimos espanhóis para nome dos seus automóveis vem de longe: a primeira vez foi em 1982, com o nome Ronda. Seguiram-se os modelos Ibiza, Málaga, Marbella, Toledo, Inca, Alhambra, Córdoba, Arosa, Leon, Altea, Ateca e Arona.
Tarraco arrecadou 51.903 votos, o que corresponde a 35,52% das participações válidas. O segundo nome mais votado foi Ávila, com 41.993 participantes (28,74%), depois Aranda, que recolheu 39.321 votos (26,91%), e por fim Alborán, com 12.907 participações (8,83%).
A marca está satisfeita com a escolha e acredita que o nome assenta “que nem uma luva” ao novo modelo: “Tarraco, como os outros três nomes finalistas, está alinhado com os valores da SEAT e encaixa na perfeição com a personalidade do novo modelo. A localidade, hoje conhecida como Tarragona, é o assentamento romano mais antigo da Península Ibérica e foi a capital de Hispânia durante o Império Romano. Tarragona é uma cidade mediterrânica que respira cultura, espírito jovem, história e arquitetura, valores com que a SEAT se identifica e que transmite através dos seus veículos”.
briefing@briefing.pt