Tempo dedicado à publicidade cresce 13% entre jan-set 2014

Ana Mendes (OMG Consulting / Managing Director) Nos primeiros 9 meses de 2014, a saturação publicitária (tempo dedicado à publicidade face ao tempo de emissão total) nos canais comerciais em sinal aberto (RTP1, SIC e TVI) cresceu 13%, em comparação com o período homólogo anterior.

O primeiro semestre deste ano, com um crescimento de 18% (acentuado pela quebra no período homólogo), apresenta-se mais dinâmico, sendo potenciado pelo “efeito mundial”, uma competição tradicionalmente apelativa para a comunicação publicitária das marcas. No 3º trimestre o crescimento é menos intenso, atingindo, em média, 6%.

A RTP1, por imperativos legais com uma oferta rígida nos 6 minutos/hora, apresenta uma saturação publicitária mais baixa do que os restantes canais comerciais, SIC e TVI.

Resta saber se a performance positiva verificada nos primeiros 9 meses de 2014 se manterá consistente nos últimos meses do ano, com a aproximação do habitual pico de sazonalidade associado ao Natal.

Recorde-se que, em 2013, a saturação publicitária cresceu apenas 1%, com a quebra dos primeiros 6 meses do ano a ser equilibrada pela forte recuperação do último semestre.

OMG Consulting

Terça-feira, 14 Outubro 2014 11:55


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