Para a divulgação da campanha, a TomTom aposta na rádio, relações públicas, acções de rua e em acções promocionais na área de vendas, passando por um passatempo global nas redes sociais e por uma aplicação gratuita para dispositivos móveis. Para o online, a marca desenvolveu um microsite onde serão alojados todos os vídeos produzidos pelos utilizadores.
O clássico dos Queen I Want to Break Free foi o tema central escolhido. A campanha arrancou ontem com os vídeos escritos e actuados por John Cleese. Em Portugal, a equipa das Manhãs da Rádio Comercial dá voz ao Break Free. Os condutores inspirar-se-ão em Pedro Ribeiro, Nuno Markl, Vanda Miranda e Vasco Palmeirim para se libertarem do trânsito enquanto se divertem.
“A campanha Break Free da TomTom é totalmente integrada e tem por objectivo mostrar a todos como a tecnologia revolucionária HD Traffic pode ajudar a evitar o trânsito” refere Corinne Vigreux, managing director consumer da TomTom. “O Break Free envolverá os utilizadores a diferentes níveis e através de diversas plataformas com passatempos, novos conteúdos online e a oportunidade de ganhar prémios fantásticos”, acrescenta.
O Break Free desafia os utilizadores a criarem os seus próprios vídeos enquanto estão no trânsito ao som de I Want to Break Free. Para facilitar o upload, a TomTom criou uma aplicação para o iPhone onde os condutores podem fazer o seu próprio vídeo e o partilharem online na tab Break Free do facebook. Os vídeos mais populares serão seleccionados por um júri especialista e habilitam-se a ganhar um Renault.
A TomTom criou ainda o Break Free Yourself, uma ferramenta do facebook que permite aos utilizadores fazerem o upload da sua fotografia, seleccionarem se querem estar acompanhados de uma banda de rock ou de mariachis mexicanos, e o facebook fará o resto.
Para além da elaboração e partilha de vídeos cómicos, a TomTom terá também vários prémios no Facebook e Twitter. Neste último, fazendo um tweet utilizando @tomtom e #breakfree, os seguidores da TomTom podem ganhar um acessório por dia.
A campanha da TomTom estará espalhada por todo o mundo, levando a própria marca acções criativas para inspirar os condutores a libertarem-se do trânsito. Desta forma, em alguns países, câmaras em táxis irão captar momentos reais e oferecerão viagens gratuitas aos passageiros que cantarem.
Na área de vendas, a TomTom oferecerá um retorno de 50 euros a todos os utilizadores que trocarem o seu antigo sistema de navegação por um novo equipamento Live com tecnologia HD Traffic.
A TomTom trabalhou em conjunto com a Pool Worldwide, na campanha que estará activa em mais de 14 mercados por todo o mundo. A MEC é a agência de meios e a Content and Motion está à frente de toda a campanha nas redes sociais.
Fonte: Hill & Knowlton