Em entrevista ao Briefing, o brand manager da Grant’s, António Carvalhão, explica a importância de partilhar histórias.
Briefing | Qual o conceito do festival?
António Carvalhão | O festival assenta no conceito de True Tales, uma plataforma de comunicação desenvolvida internacionalmente por Grant’s e que se baseia numa série de eventos de storytelling – a arte da partilha de histórias verdadeiras contadas na primeira pessoa, resultantes das experiências de vida de cada um.
O motivo que levou à criação de uma plataforma de comunicação assente no conceito de storytelling prende-se com o facto de Grant’s ter uma história extraordinária para partilhar, resultante de ser um whisky familiar, que presentemente ainda é detido e gerido pela quinta geração da família do fundador. Falamos de cinco gerações de personalidades carismáticas e que fazem da marca o que ela é hoje, além de ser algo que permite a Grant’s ter inúmeras histórias e peripécias interessantes para contar.
O storytelling surgiu como o formato de evento ideal para os eventos Grant’s True Tales, através dos quais se celebra a partilha de histórias verdadeiras de um modo experiencial e envolvente, resultando no fortalecimento da ligação emocional dos consumidores à marca.
Briefing | O que leva Grant’s a apostar neste formato?
AC | Esta aposta surge com o objetivo de Grant’s promover a partilha de histórias verdadeiras (além de partilhar a sua própria história) e de, enquanto marca de whisky, se tornar a referência no território do storytelling em Portugal, com uma execução muito local e dirigida pela PrimeDrinks, a distribuidora líder no mercado nacional de Vinhos e Bebidas Espirituosas.
Briefing | É um formato específico para o mercado português ou recria experiências de outros mercados?
AC | O conceito de True Tales foi desenvolvido internacionalmente pela marca Grant’s. Contudo, cada mercado tem autonomia para adaptar o formato do evento à respetiva realidade local.
No caso de Portugal – que foi o primeiro mercado a implementar o conceito dos eventos Grant’s True Tales fora do Reino Unido – introduzimos uma série de inovações face ao desenvolvido internacionalmente, começando pelo convite de grandes personalidades da nossa sociedade para partilhar as suas histórias. Na edição deste ano, contamos com o ator Joaquim de Almeida como anfitrião do Festival e como convidados temos Carlos do Carmo, Herman José, Ana Bacalhau (Deolinda), Rui Reininho, Rui Veloso, Miguel Esteves Cardoso, entre muitos outros.
Portugal foi também pioneiro ao introduzir no Festival Grant’s True Tales um formato que combina Storytelling com Música, assim como Workshops, Cinema Documental e ainda uma Exposição com histórias de vida em imagens, sons e palavras.
Briefing | Que mais-valia traz para a marca um evento como este?
AC | O Festival Grant’s True Tales traz uma série de mais-valias para Grant’s, acima de tudo o fortalecimento da relação emocional entre os consumidores e a marca, resultante do carácter experiencial e marcante dos vários eventos inovadores e diferenciadores que integram o Festival.
Os eventos de storytelling representam ainda o contexto adequando para dar vida à história de cinco gerações da família Grant – desde que foi fundada a sua primeira destilaria em 1886-, assim como promover a degustação do produto.
Por fim, mas não menos importante, o Grant’s True Tales constitui a oportunidade de comunicar a marca através da campanha de divulgação do Festival em diferentes pontos de contacto com o consumidor.
Briefing | De que modo de insere na estratégia de marketing em Portugal?
AC | Grant’s True Tales é a plataforma de Comunicação da marca, sendo o Festival a sua vertente com maior expressão e aquela que permite uma maior envolvência com o consumidor.
Além do Festival, a plataforma Grant’s True Tales é ativada também através do Facebook (com um página inteiramente dedicada, na qual promovemos a partilha de histórias verdadeiras) e ainda através de promoções no Ponto de Venda, tanto em Hipers e Supers, como em Armazenistas e Cash & Carries.
Briefing | O que representa Portugal como mercado no universo Grant’s?
AC | Portugal é o 4º país do mundo que mais vende whisky Grant’s.
Briefing | Como comunica habitualmente a marca com os consumidores portugueses? Em que canais?
AC | Desde que foi lançada a plataforma Grant’s True Tales, o investimento de Comunicação da marca tem sido concentrado na promoção dos eventos de Storytelling realizados, através de diferentes suportes, nomeadamente anúncios em TV, Rádio, Mupis, Imprensa e Online.
A inovação deste ano consiste na decoração especial de abrigos de autocarro com a imagem do Festival, e nos quais colocámos sofás iguais aos usados em palco no evento, para que as pessoas possam estar confortavelmente sentadas a ler a programação do Festival, enquanto aguardam pelo autocarro.
Grant’s tem investido também em Comunicação no ponto de venda para potenciar os resultados das promoções desenvolvidas, que têm sido relacionadas com a plataforma Grant’s True Tales, de forma a amplificá-la ao máximo.
Além do referido, a marca comunica de forma contínua com os consumidores através da página de Facebook Grant’s True Tales, dedicada ao Storytelling e na qual promovemos a partilha de histórias verdadeiras, assim como divulgamos vários episódios da história da família Grant.
Fonte: Briefing