Turismo de Portugal apresenta campanha centrada nas pessoas (com vídeo)

Turismo de Portugal apresenta campanha centrada nas pessoas (com vídeo)

Luís Matoso, administrador responsável pela área da promoção no Turismo de Portugal, apresentou na quarta-feira a nova campanha de promoção internacional, exclusiva no online e vocacionada para as redes sociais, centrada nos testemunhos dos turistas sobre a sua experiência no País.

 

A campanha integra um filme mobilizador que valoriza e reconhece as pessoas que trabalham no setor, mas também todos os portugueses que contribuem para o sucesso do turismo. O bom acolhimento dos portugueses é conhecido em todo o mundo e é valorizado pela maioria dos turistas que nos visitam.

O filme, disponível em cinco idiomas (português, inglês, francês, castelhano e alemão), revela as experiências pessoais de turistas de diferentes nacionalidades e permite a partilha e a difusão da mensagem no online e nas redes sociais.

Segundo Luís Matoso, “devemos romper com o autoelogio. Vamos deixar que seja quem nos visita, que fale sobre a sua experiência em Portugal. O produto é importante, mas o que é verdadeiramente importante são as pessoas”.

A campanha contempla ainda ações que estimulam a interação com o turista, nomeadamente a iniciativa “Be our guest” em que os turistas são convidados a testemunhar no Facebook do Turismo de Portugal a sua experiência no país. Os turistas com as experiências mais votadas pelos outros seguidores têm a oportunidade de regressar a Portugal gratuitamente. A campanha vai sendo construída pelos próprios turistas através destes testemunhos.

 

A campanha inclui ainda a criação de plataformas específicas para diferentes públicos, segmentadas de acordo com os produtos turísticos que privilegiam no Destino, como city breaks, natureza, surf, golfe ou turismo religioso.

Exemplos desta nova abordagem, mais próxima do consumidor e com conteúdos partilháveis, foram os sites específicos lançados no âmbito da promoção do surf e do golfe, nomeadamente “Portuguese Waves” e “Portugal Mastershots”.

Esta estratégia de promoção para 2013 acompanha as novas tendências de consumo dos turistas que escolhem o Destino Portugal, influenciados pela internet e recomendação de familiares e amigos. Além disso, as ações apostam na proximidade e na facilidade geradas pelos media sociais à venda efetiva do Destino, uma prioridade estratégica do Turismo de Portugal.

Resultado desta aposta junto das redes sociais, a página visitportugal no Facebook já regista mais de 114 mil fãs, posicionando-se assim entre os destinos turísticos europeus com mais seguidores nesta rede social. O objetivo é triplicar o número de seguidores ainda este ano.
A nova abordagem do Turismo de Portugal aos mercados – mais direta e focada – é visível também na racionalização da presença do Destino em feiras do setor, privilegiando o desenvolvimento de 26 workshops “Portugal Experience”, que permite um contacto mais direto entre as empresas portuguesas e os parceiros internacionais.

O Turismo de Portugal está também a concretizar os planos de marketing de turismo religioso e residencial, divulgando o filme “Caminhos da Fé” com a descrição das principais manifestações religiosas e os locais e roteiros ligados à religião católica e judaica do nosso País, e o programa “Living in Portugal”, já apresentado, e que está a ser divulgado nos mercados prioritários.

A nova estratégia de atuação do Turismo de Portugal privilegia também o apoio a eventos como plataformas de comunicação e concretização específica de experiências. O objetivo é concentrar o investimento em eventos de turismo, como congressos e reuniões de incentivos, que permitam o retorno económico imediato para o setor, equilibrando assim o apoio concedido a eventos desportivos e /ou culturais.

A campanha inclui ações em 13 países – Polónia, Reino Unido, Itália, Espanha, Holanda, França, Suécia, Brasil, Irlanda, Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca e Rússia.

O Turismo é uma das principais atividades económicas e exportadoras do País e das mais transversais, representando 9,2 por cento do PIB e 8,2 por cento do emprego. O setor, responsável por 13 por cento das exportações totais e 45 por cento das exportações de serviços, gerou mais de 27 milhões de dormidas de turistas estrangeiros em 2012 e receitas turísticas que ultrapassaram os 8.600 milhões de euros (+5,6 por cento que em 2011).

O filme foi produzido por Diamantino Filmes.

Fonte: Turismo de Portugal

Quinta-feira, 28 Fevereiro 2013 09:50


PUB