A bolsa, disponível no site www.escolas.turismodeportugal.pt destina-se a alunos e ex-alunos das escolas de turismo de Portugal e procura quer promover a qualificação dos recursos humanos do sector, quer potencializar a empregabilidade dos jovens que terminaram ou vão terminar o percurso formativo.
O mais recente estudo da inserção profissional dos alunos em formação inicial das Escolas de Hotelaria e Turismo, realizado pelo Turismo de Portugal, revela uma taxa de actividade de 80 por cento nos 6 meses após o final do curso, sendo que 64 por cento dos alunos começaram a trabalhar em menos de um mês.
O sector do turismo emprega hoje mais de 12 por cento da população activa. O Turismo de Portugal gere uma rede de 16 Escolas de Hotelaria e Turismo em todo o país, frequentadas anualmente por mais de 3 mil alunos e onde todos os anos 5 mil profissionais têm acesso a acções de especialização e reciclagem.
O Turismo de Portugal mantém ainda três Centros Novas Oportunidades (junto das Escolas de Hotelaria e Turismo de Lisboa, Coimbra e Algarve) que num ano reconheceram competências e equivalências académicas (9º ou 12º ano) a mais de mil pessoas do sector.
Fonte: LPM