UBBO: Compromisso com a comunidade

UBBO: compromisso com a comunidade

É como uma prioridade estratégica que o UBBO encara a responsabilidade social, sendo promovida através de iniciativas que englobam a sustentabilidade ambiental, o apoio a causas sociais e a proximidade com a comunidade local. A Guest Experience Manager no UBBO Shopping Resort, Jéssica Paz Leão, adianta que o centro comercial encara a sustentabilidade no seu todo de uma forma muito consciente e ativa.

O UBBO, centro comercial gerido e comercializado pela CBRE, activo do fundo proprietário Eurofund Group, reforça o seu papel de responsabilidade social com uma estratégia ESG “sólida” e iniciativas focadas em sustentabilidade e apoio comunitário. Através de práticas ambientais, apoio a causas sociais e um esforço contínuo de proximidade com a comunidade local, o centro comercial procura envolver os visitantes de forma “ativa e inclusiva”. “Colocamos sempre as pessoas no centro das nossas iniciativas, criando espaços onde se possam reunir, pensando especialmente nas famílias”, comenta a Guest Experience Manager no UBBO Shopping Resort, Jéssica Paz Leão. Adianta que o centro comercial “encara a sustentabilidade de uma forma muito consciente e ativa”. Para concretizar esta visão, o UBBO ampliou recentemente as suas áreas de lazer com espaços adaptados para diferentes públicos e obteve a classificação Outstanding em Management Performance, da certificação BREEAM, tornando-se o “único” centro comercial em Portugal a alcançar este reconhecimento. Jéssica Paz Leão destaca ainda a implementação de painéis solares para autoconsumo, que permitem ao UBBO gerar 25 % da energia que consome a partir de fontes renováveis. “Atualmente, consumimos 100 % de  energia verde”, garante. Efetivamente, valoriza muito a mobilidade e as conexões, promovendo soluções que facilitam o acesso e transporte de quem visita o shopping, fruto das orientações estratégicas do Eurofund Group. “Nesse sentido, procuramos constantemente contribuir para desenvolver e implementar padrões e políticas de ESG, agregando assim maior valor ao ativo e promovendo um impacto ambiental positivo”, comenta.

Além da sustentabilidade ambiental, o UBBO aposta em projetos de responsabilidade social que criem impacto positivo, colaborando com diversas associações e ONG, muitas das quais utilizam o ‘Espaço Solidário’, criado exclusivamente para apoiar e dar visibilidade a campanhas de sensibilização e angariações desses parceiros.

Em 2023, o ‘Espaço Solidário’ recebeu mais de 30 campanhas, somando um total de 130 dias de ações de sensibilização e recolha de fundos. As atividades organizadas pelo UBBO incluem a comemoração de datas como o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e o Dia Internacional do Meio Ambiente, em que são promovidas ações presenciais de sensibilização, tanto para os visitantes como para os colaboradores do centro. “Estamos ainda envolvidos em vários projetos e eventos em parceria com entidades municipais”, revela.

Para Jéssica Paz Leão, é fundamental alinhar as iniciativas com a Missão, os Valores e a Estratégia ESG do UBBO. “A proximidade com a comunidade tem sido uma mais-valia para entender as necessidades locais e os temas mais relevantes para o nosso público-alvo”.

A aceitação do público é “bastante” positiva, sublinhada pelo projeto “Kit Mulher”, lançado no Dia Internacional da Mulher para combater a pobreza menstrual em Portugal. A iniciativa já distribuiu mais de mil kits e é exemplo de como o UBBO procura fugir dos estereótipos e estar verdadeiramente ao lado das pessoas, com atividades significativas e que fazem a diferença. Em linha com este compromisso, o centro também dá atenção à acessibilidade dos seus espaços, assegurando que todos possam usufruir do centro de forma inclusiva, “plena e igualitária”.

A porta-voz sublinha que, num setor altamente competitivo, a responsabilidade social tem sido uma vantagem para o UBBO, contribuindo para a construção de uma identidade de marca sólida. “Num mercado em que os centros comerciais enfrentam uma intensa concorrência, adotar práticas de responsabilidade social é um fator diferenciador, mas, acima de tudo, contribui para a identidade da marca ao expor claramente os nossos eixos de atuação e o nível de participação ativa e envolvimento que propomos”.

No UBBO, a responsabilidade social engloba tanto iniciativas sustentáveis quanto ações que envolvem a comunidade local e, num sentido mais amplo, a comunidade a nível nacional, trabalhando continuamente para construir uma identidade de marca “sólida e autêntica”.

Reflexo disso é o prémio Golden SOLAL, recebido em 2022 com a campanha lançada por ocasião do Dia Internacional da Mulher, sob o mote “Menos flores, mais igualdade”. “A campanha viralizou nas plataformas online em menos de 24 horas, o que mostra a sua relevância e muito nos orgulha e motiva para seguir este caminho”, diz.

Com uma comunicação ativa através do website, das redes sociais, da APP e newsletter, dos meios, por via de press releases e ainda, internamente, através de circulares para os lojistas e colaboradores, o UBBO visa demonstrar o compromisso social, bem como estabelecer uma relação de confiança e fidelidade com os convidados.

A excelência dos ativos detidos pelo Eurofund Group é um “eixo essencial” do seu modelo de negócio, trabalhando em parceria com aliados estratégicos como a CBRE para adotar no UBBO uma estratégia ESG baseada no propósito de criar lugares melhores para “as pessoas desfrutarem e os negócios florescerem, implementando políticas sustentáveis e de impacto positivo”.

“Neste contexto, estamos a desenvolver um plano de descarbonização do ativo, bem como um plano para gerar um retorno positivo na nossa contribuição social, agregando valor às comunidades nas quais estamos inseridos”, conta, adiantando que, a curto prazo, adaptarão as iniciativas do Programa CBRE #CaringForCommunities e continuarão as colaborações com entidades municipais e associações locais, além de dar continuidade a projetos e serviços iniciados em 2024.

Terça-feira, 03 Dezembro 2024 10:08


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