Um Eurobest com menos criatividade nacional

A tendência para uma quebra nas inscrições de trabalhos portugueses no festival europeu de criatividade, Eurobest, mantém-se: na edição de 2012 foram 151, na de 2013 caíram para 81 e este ano são ainda menos – 65.

Isto quando o número global de candidaturas parece andar em sentido contrário, passando de 4715 na edição de 2013, em Lisboa, para 4811 na estreia do festival em Helsínquia, este mês de dezembro.

Design, com nove trabalhos a concurso, é a categoria mais concorrida pela criatividade nacional, seguindo-se Direct, Print e Interactive, com sete cada. Em Outdoor e PR há seis candidaturas.

A nova categoria do Eurobest, Inovação, tem uma candidatura nacional, mas entretanto já foi anunciada a shortlist e não consta dela.

Craft Film e Radio são categorias sem trabalhos portugueses.

A Alemanha lidera os países com mais candidaturas, com 960, seguindo-se França, com 633, e Reino Unido, com 562.

Por categorias, as mais concorridas são Outdoor, com 520 tranbalhos, Print, com 465, e Film, com 460.

Entre os jurados na edição deste ano há três jurados portugueses: Marco Pacheco, diretor criativo da BBDO, Rafael Ripper, creative strategy da Action 4, e Rui Melo, diretor criativo da Ogilvy Design.

briefing@briefing.pt

 

Quinta-feira, 27 Novembro 2014 12:43


PUB