Em 2010, os “Meu e Teu” foram a banda vencedora do U>Rock, com o tema “Erros Estratégicos”. A banda prepara neste momento o lançamento do primeiro álbum intitulado “Aquela Cidade” e vão actuar ao vivo no Hard Rock Cafe Lisboa, dia 5 de Junho.
Por sua vez, uma das bandas finalistas da 1º edição do U>Rock 2009, Pitt Broken, subiu também recentemente ao palco do Hard Rock Cafe Lisboa para o seu concerto de estreia na capital. O seu primeiro álbum verá a luz do dia no final deste ano.
O concurso é online e, à semelhança das edições anteriores, decorrerá em duas fases: primeiro, a nível local, onde as bandas inscritas de cada país competirão entre elas para se eleger um vencedor por país e, posteriormente, a nível internacional.
Em Portugal, as inscrições já estão abertas e decorrerão até ao dia 15 de Julho. As maquetas inscritas serão votadas online pelo público e depois serão apreciadas por um júri renovado, constituído por Ana Hernandez (managing director da Universal Portugal), Joaquim Fonseca (music manager da agência Glam), Álvaro Covões (managing director da Everything is New), Flávio Sequeira (music director da Cidade FM) e Bernardo Sá Nogueira (director geral do Universia em Portugal).
A fase internacional desenrola-se entre os dias 20 de Outubro e 8 de Novembro e permitirá às bandas promover o seu trabalho discográfico fora do país, nomeadamente nos 22 países ibero-americanos que constituem a rede Universia. As 5 bandas mais votadas pelo público na fase internacional serão avaliadas pelo júri internacional que elegerá o grande vencedor, premiando-o com 3 mil euros.
Para participar, é necessário que todos os membros tenham mais de 18 anos e que pelo menos um destes esteja a frequentar um curso universitário. Além disso, as bandas não podem ter nenhum álbum publicado (à excepção dos auto-editados) e/ou contrato discográfico ou editorial em vigor. O estilo de música limita-se ao pop-rock e é imprescindível ter um repertório próprio mínimo de pelo menos 25 minutos de duração.
Na 3ª edição do U>Rock, o Universia conta com a parceria do Hard Rock Cafe e da CidadeFM na divulgação do concurso.
Segundo Bernardo Sá Nogueira, “este tipo de concurso é um veículo excelente para dar a conhecer novos talentos, e em simultâneo permite dar impulso à carreira de jovens promessas musicais”.
Fonte: Santander